As 10 Melhores Sorveterias/ Gelaterias de Goiânia em 2023

Ranking é resultado da 2° edição do Prêmio Curta Mais - O Melhor da Cidade em 2023

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
Prato do Fava Sorvetes
Prato do Fava Sorvetes — Foto: Reprodução

Em comemoração aos 16 anos do Curta Mais e diante da vitalidade do mercado, apresentamos a 2ª edição do Prêmio Curta Mais – ‘O Melhor da Cidade’ em 2023.

Nesta premiação, somente estabelecimentos físicos que atendem presencialmente seus clientes estão aptos a participar, excluindo indústrias e vendedores informais da competição. 

Neste segundo ano da nossa jornada, O Prêmio Curta Mais consolida-se como a maior e mais importante premiação no segmento de gastronomia, turismo e entretenimento.

O prêmio se divide em 10 categorias populares, nas quais os leitores e seguidores do Curta Mais indicaram e selecionaram suas comidas favoritas. Nas outras 46 categorias, os estabelecimentos foram cuidadosamente selecionados pela equipe de curadores do Curta Mais e passaram pelo crivo de um painel de jurados especializados.

Este júri técnico é independente de quaisquer relações com os concorrentes e é composto por indivíduos que têm uma vida social ativa, apreciam a gastronomia e consomem desde a comida popular até os cardápios mais sofisticados da cidade. Os 60 jurados são totalmente isentos e não têm nenhuma relação direta ou comercial com os estabelecimentos que concorrem ao prêmio.

Outro fator que garante a isenção e imparcialidade da premiação é que não é permitido nenhum tipo de patrocínio ou apoio financeiro por parte dos concorrentes. 

Os 56 estabelecimentos premiados receberam placas de reconhecimento para exibir estrategicamente em seus locais. Além disso, as listas permanentes dos 10 melhores em cada categoria também serão divulgadas em nosso Guia Digital ao longo de todo o ano de 2024.

Em 2023, os 10 restaurantes abaixo foram os mais lembrados pela nossa curadoria no Prêmio Curta Mais em Goiânia. Desfrutem do roteiro e bom apetite!

1. Alata

A Sorveteria Alata é o programa perfeito para os goianienses em busca de uma deliciosa e refrescante experiência nos dias quentes. Sob a batuta de Ian Baiocchi, chef premiado como o melhor do ano por nosso júri pela segunda vez em 2023, essa sorveteria oferece uma seleção única de sorvetes elaborados com ingredientes nativos do Cerrado e outros elementos tipicamente brasileiros. São verdadeira delícias, como o suave Baunilha do Cerrado ou a combinação de frutas vermelhas envoltas em uma irresistível calda de jabuticaba, cachaça e raspas de chocolate. Um destaque à parte é o Clitória Cinnamon Roll, uma criação que une pão, canela e flor, não só pelo sabor, mas também pela beleza que remete ao azul do céu. A diversidade não para por aí: milkshakes e sundaes únicos são meticulosamente elaborados, combinando os sorvetes soft com ingredientes exclusivos da casa. Além disso, a sorveteria se destaca por oferecer opções tanto com açúcar quanto sem, garantindo que todos possam desfrutar dessas iguarias. A verdadeira magia da Alata está na capacidade de transformar ingredientes locais em sobremesas que vão além do comum, apresentando uma experiência sensorial que ressalta os sabores autênticos do Brasil, em especial do Cerrado. Para os amantes de sorvete, este é um local obrigatório, onde cada colherada é uma celebração dos tesouros gastronômicos da região.

Prato do Alata
Pratos do Alata — Foto: Reprodução

Serviço

Onde: Alameda Dom Emanuel Gomes, 214 – St. Marista

Contato: (62) 98298-0400

Funcionamento: Segunda a Sexta das 12h00 às 22h00 | Sábado e Domingo das 10h00 Às 23h00 

2. Bacio di Latte

Uma das redes de gelato mais queridas do Brasil também caiu no gosto do goianiense. Todo mês uma nova coleção de sabores, junto com o tradicional pistache. Um dos segredos da marca é o preparo artesanal dos gelatos, fabricados nas próprias lojas — cada uma delas tem uma pequena fábrica e mantém nas vitrines de 24 a 28 sabores. Outra particularidade é a possibilidade de o cliente provar até três sabores em qualquer um dos tamanhos servidos.

Prato do Bacio Di Latte
Prato do Bacio Di Latte — Foto: Reprodução

Serviço

Onde: Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300 – Jardim Goiás | Av. T-10, 1300 – St. Bueno

Contato: (62) 3275-1053 | (62) 3921-3020

Funcionamento: Segunda a Sexta das 10h00 às 22h00 | Domingo das 12h00 às 22h00

3. Crema & Cioccolato

De donos italianos, a casa disponibiliza mais de 50 sabores de sorvetes por dia, entre eles, sorvetes com 0% de gordura, 0% de glúten e até veganos. Entre as possibilidades, sabores tradicionais como chocolate, avelã, nozes, pistache, todos feitos sem gordura trans ou hidrogenada. Os sorvetes de frutas realmente é feito com frutas. Parece óbvio, mas não é a regra. Destaque para o de amora. O Milk Shake Unicórnio é feito a base de fini, marshmallow e confeti. Uma explosão de doçura. A casa também tem uma linha quente exclusiva para os amantes de café tradicional e expresso.

Pratos do Crema & Cioccolato
Pratos do Crema & Cioccolato — Foto: Divulgação

Serviço

Onde: R. T-37, 2982 – St. Bueno | Av. T-11, 297 – St. Bueno | Av. São João, Alto da Glória

Contato: (62) 3541-4018 (62) 3088-6331 (62) 3921-0003

Funcionamento: Segunda a Sexta das 12h00 às 22h15 | Sábado e Domingo das 11h00 às 22h15

4. Amaretto Gelateria

Tradicional em gelatos, a Amaretto se destaca pela experiência incrível de sabores e pelos seus produtos livres de gordura hidrogenada, conservantes e emulsificantes. A marca se diferencia pela qualidade e sabor com público cativo nas duas unidades na capital. A Amaretto Gelateria usa ingredientes italianos para elaborar os mais de 35 sabores diariamente. Feito em máquinas modernas, o sorvete sempre fresco fica ainda mais cremoso e extremamente saboroso. Para os viciados em sorvete, a casa apresenta o rodízio de gelados. Banana Split e milkshakes (o de chocolate belga é maravilhoso) também são queridos e muito pedidos.

Pratos do Amaretto Gelateria
Pratos do Amaretto Gelateria — Foto: Divulgação

Serviço

Onde: R. T-38, 756 – St. Bueno | R. 9, 1087 – St. Oeste

Contato: (62) 3093-5121 | (62) 3932-5379

Funcionamento: Diariamente das 11h30 às 22h00

5. Fava Sorvetes

Sorvete com delicadeza inspirada na baunilha do Cerrado. Aqui menos variedade é certeza de muito mais sabor das opções exclusivas. A baunilha é um dos sabores mais tradicionais de sorvetes e fonte de inspiração para os donos Henrique Pontes e da Renata Lessa. Ao conhecerem a baunilha do cerrado, ficaram apaixonados e decidiram levar este sabor goiano aos goianienses. Lá você vai encontrar sorvetes de jabuticaba, sorbet de figo e vinho do Porto, café, maracujá com chocolate branco e o incrível chocolate com pequi negro. Mas sugerimos três sabores em especial: batata doce roxa, lavanda e comporta de mirtilo; doce de leite com pedacinhos de doce de limãozinho galego; e, claro, amarena do Cerrado, que é a baunilha do Cerrado com compota de jabuticaba.

Prato do Fava Sorvetes
Prato do Fava Sorvetes — Foto: Reprodução

Serviço

Onde: R. João de Abreu – St. Oeste

Contato: (62) 99986-1183

Funcionamento: Terça a Sexta das 11h30 às 19h00 | Sábado e Domingo das 11h30 às 19h30 

6. Gelateria Venezia

Quem é visto é sempre lembrado. A gelateria serve sorvetes especiais em taças vistosas com complementos que vão de ovomaltine a leite ninho, além de cafés gourmets. Também tem como especialidade a fabricação de sorvete italiano, associando ingredientes tropicais. Mas também tem os sabores tradicionais que levam até mesmo nome em italiano como o gelato de Limetta (limão), gelato de Ananas (abacaxi), gelato de lampone (amoras), gelato de ciocolato (chocolate) e por ai vai. A Gelateria Venezia possui um amplo espaço para seus clientes, espaço climatizado, a área interna e tem uma sacada virada para a Avenida T-10 com guarda sol bem amplo, para os dias lindos de Goiânia. Além dos gelados tradicional, tem os diets, sem lactoses e picolés. Também são preparados, Milkshakes, Banana Split, Cappuccinos e cafés diferenciados. Tudo muito saboroso.

Prato da Gelateria Venezia
Prato da Gelateria Venezia — Foto: Reprodução

Serviço

Onde: Av. T-10, 1018 – St. Bueno

Contato: (62) 3945-6280

Funcionamento: Terça a Domingo das 11h30 às 19h00

7. Gelato Borelli

A gelateria serve sorvetes especiais tem como especialidade a fabricação de sorvete italiano. A casquinha é feita na hora e pode ser recheada com creme de avelã. A gelateria fica em dois endereços goianienses: Shopping Passeio das Águas e Alameda das Rosas, no Setor Oeste.

Pratos da Gelato Borelli
Pratos da Gelato Borelli — Foto: Reprodução

Serviço

Onde: Alameda das Rosas, 1301 | Passeio das Águas Shopping – Av. Perimetral Norte, 8303

Contato: (62) 99118-4363

Funcionamento: Terça a Domingo das 11h30 às 19h00

8. La Mucca Gelateria

A Gelateria La Mucca, situada no Setor Bueno, em Goiânia, é reconhecida por oferecer o que há de melhor no mundo dos gelados, a maioria dos ingredientes utilizados na criação dos sorvetes autorais tem origem italiana, garantindo uma experiência autêntica e de alta qualidade. Com mais de 30 sabores disponíveis, a variedade encanta os paladares mais exigentes. Entre os destaques, encontram-se opções como Chocolate Belga 80%, Leite Ninho com Nutella, Mascarpone com Frutas Vermelhas, Pistache, e a combinação irresistível de Leite Ninho com Morango. Além disso, a gelateria oferece sabores frutados, como Morango, Frutas Vermelhas e Limão Siciliano, todos sem lactose, atendendo às necessidades de diferentes preferências e restrições alimentares. A Gelateria La Mucca vai além e apresenta uma linha completa de sorvetes sem açúcar, proporcionando uma experiência deliciosa e inclusiva para todos os seus clientes. Com um compromisso inegociável com a qualidade e a autenticidade, esse espaço é um convite para uma jornada de sabores que certamente conquistarão até os paladares mais exigentes.

Serviço

Onde: R. T-64, 923 – St. Bueno

Contato: (62) 99977-8547

Funcionamento: Segunda a Quarta das 12h30 às 20h00 | Quinta a Domingo das 12h30 às 21h00 

9. Trilhas da Amazônia

Mais de 90 sabores de picolés e de sorvetes tipicamente brasileiros, com pedaços de frutas, opções sem adição de açúcar e cremosidade no ponto. Os açaís também são queridinhos. Sabe aquele picolé que você morde e parece estar comendo a própria fruta? Picolé Cajuzinho do Cerrado te garante essa mesma sensação. Feito da fruta e com um processo bastante artesanal, todo mundo que experimenta, se encanta. O Picolé de Abacate é que nem vitamina de vó: uma delícia. É quase impossível parar na primeira mordida. O Raçaí tem a pureza no sabor e é muito concentrado. Nos sabores puro, morango, banana e castanha, é ideal para levar para casa e montar do seu jeito favorito.

Prato do Trilhas da Amazônia
Prato do Trilhas da Amazônia — Foto: Divulgação

Serviço

Onde: R. 9, esquina com a R. 2, 259 – St. OesteR. T-48 – St. Bueno | R. T-64, 226 – St. Bela Vista

Contato: (62) 99910-5141

Funcionamento: Diariamente das 11h00 às 19h00

10. Toninho Gelatto e Café

De endereço novo, a casa segue atendendo com carinho e afeto os amantes de gelato em um ambiente super instagramável. A sorveteria foi desenvolvida pelo senhor Antônio Benedito dos Santos, um dos fundadores da Creme Mel, marca de sorvete já bem conhecida pelos goianos, e é tocada pelas filhas dele, Hellen e Thaís Aparecida Santos. Os gelatos são gourmets e a casa usa e abusa da criatividade e da qualidade. Gelato de caramelo é um dos queridinhos dos clientes. Os de frutas, como banana, abacaxi e laranja, são feitos com frutas que vem diretamente da fazenda da família. O gelato de baunilha do cerrado vem acompanhado de pedaços de goiabada. Para um lanchinho, um expresso com uma porção de pão de queijo recheado com requeijão é satisfatório.

Prato do Toninho Gelatto e Café
Prato do Toninho Gelatto e Café — Foto: Reprodução

Serviço

Onde: R. T-53 esquina com R. 15

Contato: (62) 3157-4653

Funcionamento: Segunda a Sexta das 10h00 às 21h00 | Sabado das 10h00 às 21h30 | Domingo das 12h00 às 21h30

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.