As 10 raças de gatos mais populares do mundo

Descubra o que torna essas raças tão populares por pessoas de todo o mundo

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
a490f37cef678ba7d9fb65a15878e78e

Desde os lares mais aconchegantes até os palácios reais, os gatos conquistaram uma posição de destaque como companheiros fiéis e amados em todo o mundo. A sua natureza independente, personalidades cativantes e beleza única têm cativado os corações das pessoas há séculos.

Do Majestoso Maine Coon, conhecido por seu tamanho impressionante e afeto inigualável, ao elegante Siamês, famoso por sua vocalização expressiva, passando pelo Ragdoll, que cativa com seu aspecto aristocrático, apresentaremos uma seleção diversificada de raças que conquistaram os corações de pessoas em todo o mundo. Confira abaixo: 

 

Persa

Créditos: Vida de Bicho

Originária da antiga Pérsia, no Oriente Médio, a raça é conhecida por ter uma pelagem longa e sedosa de cor que varia, principalmente, entre branco, cinza, preto e bege. Dono de um corpo robusto, o gato Persa tem a cabeça redonda, face achatada e patas fortes e curtas; medindo cerca de 40 centímetros de comprimento e 25 de altura. 

Em função do achatamento da face, essa raça pode apresentar alguns problemas oculares – e a região dos seus olhos deve ser foco constante de atenção. Seu peso é de aproximadamente 5 quilos e a sua expectativa de vida é de cerca de 12 anos.

 

Siamês

Créditos: Folhas PE

Acredita-se que a origem do gato Siamês é asiática, sendo que a raça se popularizou a partir da década de 1980; quando começaram a chegar os primeiros exemplares do felino nos Estados Unidos. Dona de uma personalidade forte e marcante, a raça é bastante independente e não muito sociável com estranhos; podendo se tornar um tanto agressiva quando há insistência por parte de pessoas ou animais.

Contando com pigmentação apenas nas extremidades do corpo – como face, patas, orelhas e cauda – a raça pode pesar até cerca de 6 quilos, sendo que a cor de sua pelagem varia, na maioria dos casos, entre gelo, azul e chocolate.

 

Maine Coon

Créditos: Zooplus.ie

É o recordista mundial em tamanho felino, já que um exemplar da espécie que vive nos Estados Unidos atingiu o comprimento de 1,23 metro, entrando como maior gato do mundo no livro Guinness Records. Fiel e ativo, o Maine Coon tem olhos verdes ou amarelos na maioria dos casos, sendo que seus pelos podem variar entre cerca de 60 cores diferentes. Originária dos EUA, a raça é tida como resultado do cruzamento entre gatos da raça Angorá e American Shorthair.

 

Abissínio

Créditos: Blog Polipet

Originário do Egito, onde era considerado um felino sagrado, o gato Abissínio é inteligente, curioso e bastante sociável, interagindo bem tanto com crianças e idosos como com adultos e outros animais.

Dona de uma pelagem curta, a raça não requer muitos cuidados. Sua cabeça é triangular e seu focinho arredondado, e seus pelos são caracterizados por terem duas ou mais tonalidades diferentes (sendo mais claros na raiz e mais escuros nas pontas).

 

Ragdoll

Créditos: Pet Caramelo

Carente e carinhosa, a raça não é do tipo independente, e pode se sentir muito mal se não tiver o afeto e a atenção de seus donos por longos períodos de tempo. Grande e dono de uma pelagem longa e vasta, o Ragdoll pode pesar até 9 quilos, e seus pelos devem ser escovados diariamente para evitar o acúmulo de sujeira e o aparecimento de doenças de pele.

 

Birmanês

Créditos: Shutterstock

Dono de uma pelagem de comprimento médio que é pigmentada em partes determinadas – face, cauda e orelhas – esse felino é mais conhecido por ter as patas completamente brancas; apelidadas de luvas por muitos.

Seus grandes olhos azuis também são bem conhecidos pelos amantes de felinos, e seu corpo é robusto, sendo que sua expectativa de vida gira em torno dos 15 anos. Companheiro e bastante sociável, o Birmanês não perde oportunidades de brincar e ficar próximo das pessoas, e interage bem com crianças – embora seja mais reservado com estranhos.

 

Sphynx

Créditos: DogHero

Conhecido como o gato pelado, o Sphynx é originário do Canadá, e ganhou popularidade em todo o mundo em função do filme Austin Powers; onde aparecia como Mr. Bigglesworth, o pet do vilão Doctor Evil. Embora sua aparência seja nua, o gato possui pelos, que são extremamente finos e curtos.

De tamanho médio e corpo muscular, o Sphinx tem a cabeça triangular e formas elegantes, sendo que seus olhos são levemente ovalados. Embora seus pelos sejam quase imperceptíveis, os gatos da raça necessitam de banhos com frequência; já que sua pele tende a acumular bastante oleosidade.

 

American Shorthair

Créditos: Petlove

Em função do seu grande poder de adaptação, este felino pode ser ideal para lares agitados ou mais calmos, e não é do tipo que pode ter problemas caso não receba a atenção total dos seus donos – já que são bastante independentes e se viram bem enquanto sozinhos.

Bastante resistente e dono de um corpo forte e proporcional, o gato American Shorthair tem olhos grandes e amendoados, sendo que a cor e a padronagem de sua pelagem podem variar bastante.

 

Oriental Shorthair

Créditos: Segredos do Mundo 

Originária do Egito, a raça costumava aparecer em gravuras da época dos faraós, quando era considerado um bichano sagrado.

Com uma cabeça triangular e um par de olhos verdes, o gato Oriental Shorthair tem pelos curtos e diferentes tipos de padronagem, podendo ter a pelagem nos estilos sólido, tabby, smoke ou bicolor, entre outros. Bastante ativo, esse felino também é independente, e pode viver até 20 anos se tratado de maneira adequada.

 

Exótico 

Créditos: Petlove

Originário dos Estados Unidos, o gato Exótico é produto da mistura entre o Persa e o American Shorthair – sendo descrito por muitos como um felino Persa de pelos curtos. Calma e bastante carinhosa, a raça também é do tipo que adora passar tempo na companhia de seus donos, de preferência, deitada no colo deles.

 

Créditos da imagem de capa: Petlove 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja Também<

Conheça os amigos de quatro patas que são grandes companheiros na terceira idade

Goiânia celebra os animais com megaevento Pet Friendly

Como proteger seu pet do calor excessivo