Conheça dicas valiosas para evitar ter a bagagem perdida ou danificada em aeroportos

Saiba como evitar ter a bagagem perdida ou danificada quando for viajar de avião.

rodrigosouza
Por rodrigosouza
cruise from
Foto: msccruzeiros

Preocupações com bagagem perdida ou danificada podem minar até mesmo a mais esperada das viagens. Lidar com a perspectiva de malas atrasadas ou danificadas pode gerar um grande aborrecimento nos passageiros em aeroportos.

No entanto, estar preparado e conhecer seus direitos pode ajudar a minimizar o impacto desses contratempos. Aqui estão algumas estratégias eficazes para viajar com mais tranquilidade e evitar dores de cabeça desnecessárias na hora de passear. Confira.

Estratégias de preparação antes da partida

Ao planejar sua viagem, considere algumas medidas preventivas para evitar contratempos por causa da bagagem perdida ou danificada, que causa uma baita dor de cabeça:

Reserve voos diretos ou com escala generosa

Priorize voos diretos ou com escalas que ofereçam tempo suficiente para a transferência de bagagens. Voos com conexões estreitas aumentam o risco de extravio de bagagem, especialmente em caso de destinos internacionais.

Registre suas malas fotograficamente

Tire fotos de suas malas e do conteúdo dentro delas. Isso pode ser útil em caso de extravio ou dano à bagagem, facilitando a identificação e o registro do que foi perdido, caso isso aconteça contigo em um aeroporto.

Utilize rastreamento de bagagem

Muitas companhias aéreas oferecem serviços de rastreamento de bagagem em seus aplicativos, permitindo que os passageiros monitorem o status de suas malas. Isso pode proporcionar tranquilidade ao saber a localização da bagagem perdida ou danificada ou ajudar a localizá-la em caso de atrasos.

Identifique adequadamente suas malas

Além das etiquetas externas, coloque informações de contato dentro da mala, caso a etiqueta externa seja danificada ou perdida. Isso facilita a devolução da bagagem perdida ou danificada em caso de extravio.

Bagagem de mão como alternativa

Considere viajar apenas com bagagem de mão para evitar o extravio de bagagens despachadas. Isso não só economiza tempo no aeroporto, mas também oferece mais tranquilidade durante a sua viagem.

Revise a cobertura do seu cartão de crédito

Verifique se o seu cartão de crédito oferece proteção de viagem, o que pode incluir compensação por itens perdidos ou danificados durante a viagem. Vale muito a pena contar com esse serviço extra.

No aeroporto: procedimentos e verificações

Durante o processo de check-in e embarque, tome medidas adicionais para garantir a segurança de suas malas e evitar ter surpresas desagradáveis com a bagagem perdida ou danificada:

Check-in oportuno

Evite fazer o check-in de última hora para reduzir as chances de problemas com sua bagagem durante o processo de embarque.

Fotografe suas malas novamente

Antes de despachar suas malas, tire uma última foto do conteúdo. Isso pode ser útil para comprovar o valor dos itens em caso de perda ou dano.

Verifique as etiquetas de bagagem

Certifique-se de que as etiquetas das malas estejam corretas e direcionadas para o destino correto. Ter a bagagem perdida ou danificada pode trazer muita dor de cabeça para todos.

Problemas com a bagagem: como agir

Se suas malas não chegarem ao destino ou estiverem danificadas, aqui estão algumas medidas a serem tomadas:

Relate o problema à companhia aérea

Informe imediatamente à companhia aérea sobre a sua bagagem perdida ou danificada. Em casos de extravio é necessário preencher formulários específicos no aeroporto.

Guarde os recibos

Mantenha os recibos de quaisquer itens que você precise comprar temporariamente devido ao atraso ou perda da bagagem. Isso pode ser necessário para solicitar reembolso à companhia aérea posteriormente.

Bagagem perdida: conheça seus direitos

Consulte a política de compensação da companhia aérea em caso de bagagem perdida ou danificada. Cada empresa deve fornecer informações claras sobre os procedimentos a serem seguidos nessa situação.

Danos à bagagem devem ser relatados

Se sua bagagem estiver danificada, registre um Relatório de Irregularidade imediatamente e entre em contato com a companhia aérea para buscar compensação. De acordo com a resolução da ANAC número 400/16, as empresas aéreas são responsáveis por reparar danos ou oferecer indenização adequada dentro de um prazo específico.

Viajar pode ser uma experiência emocionante, mas estar preparado para lidar com contratempos como bagagem perdida ou danificada pode ajudar a garantir uma jornada mais tranquila e agradável. Ao seguir essas dicas e conhecer seus direitos, você pode minimizar o estresse e aproveitar ao máximo sua viagem.

Confira também: 

Conheça as 10 praias paradisíacas que encantam turistas de todo o mundo

Quanto custa viajar? Descubra como planejar os gastos com a sua viagem

Prêmio Viaja Bi! revela os melhores destinos LGBTQIA+ para viajar em 2024

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.