Bairro mais populoso de Goiânia abriga o exército e é destaque na produção de móveis

Jardim Guanabara tem mais de 28 mil habitantes e é bastante querido por goianienses

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
789caeafd7c8df090eb63c608a14f289

O Jardim Guanabara é o bairro mais populoso da região metropolitana de Goiânia.  A estimativa do último Censo do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) é de que o bairro tenha mais de 28 mil habitantes.

Seus territórios, que são subdivididos em quatro partes, são conhecidos por abrigar o Aeroporto Internacional Santa Genoveva, o 42°Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro e o Ceasa

O bairro  foi escolhido para sediar o 42° batalhão antes que os moradores mais antigos chegassem à região norte de Goiânia. A implantação do batalhão  serviu de atrativo para que as pessoas escolhessem suas habitações no lugar ao se sentirem mais seguras. Hoje o lugar do Batalhão é sede do Comando de Operações Especiais.

A história da cidade conta que,  durante os primeiros anos, os militares prestavam muitos serviços aos moradores. Realizavam tarefas como o transporte de pessoas doentes ao hospital e socorro às famílias.

Foi em  fevereiro de 1953 que a prefeitura de Goiânia regularizou, formalmente, a primeira etapa do bairro. O local compreende o primeiro núcleo da região que hoje é conhecido como a Avenida Vera Cruz, próxima ao  batalhão militar. 

A maior parte do bairro é residencial. Porém, a alguns anos,  houve uma grande expansão do comércio local com o objetivo de atender as necessidades da população da própria região. 

Aos poucos, o bairro passou a abrigar algumas importantes instalações públicas como um Juizado Especial e um posto de saúde público.O Jardim Guanabara possui ainda casas de cultura que oferecem aulas de ballet, música clássica e popular e outras atividades oferecidas a pessoas de meia idade.

O bairro abriga ainda um amplo parque de indústrias moveleiras de Goiânia. O polo impulsiona a produção goiana de todos os tipos de móveis, dos mais rústicos até os móveis mais sofisticados. Há na região uma grande diversidade e quantidade de fornecedores.

O Jardim Guanabara abriga agências do Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander e Caixa Econômica Federal. Recentemente, em sua região foram instalados o depósito do supermercado Bretas, o depósito das lojas Novo Mundo e o laboratório Cifarma. 

No ano de 2022, em seu aniversário de 69 anos, o bairro foi pauta de uma proposta desenvolvida pelo vereador Thailu Guiotti (Avante) que pretendia transformar o Jardim Guanabara em município. Segundo o vereador, o bairro já é maior que muitas cidades do estado, uma vez que 90% dos municípios goianos têm menos de 20 mil habitantes.