Bebida alcoólica pode te ajudar a falar melhor outros idiomas, aponta pesquisa

Pesquisadores realizaram a análise com estudantes que ingeriram quantidades reduzidas de álcool

Julia Macedo
Por Julia Macedo
f12254b4bd99c817a8b9aadae216b803

De acordo com estudo publicado pelo Journal of Psychopharmacology, ingerir uma pequena dose de álcool melhora nossa capacidade de falar um segundo idioma.

Isso acontece por quê o álcool interfere em nossa memória e atenção, diminuindo a inibição e ocasionando o aumento da confiança em nós mesmos, o que reduz a ansiedade social.

A pesquisa aponta que tais características representam uma melhora na capacidade linguística de interagirmos com outras pessoas.

Sobre o estudo 

 

Para realização do estudo, pesquisadores da Universidade de Liverpool e do King’s College, localizadas no Reino Unido, e da Umiversidade de Maastricht, Holanda, tentaram medir se o álcool ajuda ou não quando nos arriscamos em um idioma estrangeiro.

Ali, foram convocados um grupo de 50 alemães que aprenderam a falar, ler e escrever o idioma holandês a pouco tempo. O grupo foi dividido ao meio: 25 pessoas receberam uma quantidade de bebida alcoólica referente ao seu peso, enquanto a outra parte não recebeu nada.

Os estudantes foram colocados, então, para interagir com holandeses. Esses, por sua vez, não sabiam quem havia ingerido bebida alcoólica ou não. Eles avaliaram o desempenho do grupo seguindo uma série de critérios.

“Nosso estudo mostra que o consumo de álcool pode ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira em pessoas que a aprenderam recentemente”, disse Inge Kersbergen, coautor do estudo e pesquisador do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade Liverpool. A análise de dados sugeriu que quem ingeriu álcool teve um resultado melhor na categoria de pronúncia.

Imagem: Reprodução Cerveja Colombina 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.