Data para BRT Norte-Sul em Goiânia começar a funcionar é divulgada

A maior intervenção de mobilidade urbana já feita na história da capital goiana será inaugurado após quase dez anos de obra

Suzana Goncalves
Por Suzana Goncalves
BRT Norte-Sul
Foto: Secom

O BRT Norte-Sul, a maior intervenção de mobilidade urbana já feita na história da capital goiana, será inaugurado dia 31 de agosto, depois de quase dez anos de obra. Goiânia e a região metropolitana vão receber reforços de uma nova frota com 60 ônibus, quantidade definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A frota é composta por dez ônibus elétricos do modelo Super Padron, que terá velocidade máxima de 60 km/h e capacidade para transportar até 94 passageiros, sendo 40 sentados e 54 em pé. Os outros cinquenta serão ônibus a diesel que comportam até 103 pessoas, com 38 assentos disponíveis, os veículos têm portas em ambos os lados para ajudar no embarque e desembarque. Os veículos serão equipados com sistemas modernos de segurança e terá climatização, revestimento antiderrapante no assoalho, bloqueador de portas, tomadas USB, campainha sem fio e monitoramento por câmeras internas É importante destacar que não haverá reajuste nas tarifas.

O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia, iniciando sua rota no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. No centro da cidade, o BRT se encontrará com o Eixo Anhanguera, principal corredor de ônibus da cidade que liga as regiões Leste e Oeste. De acordo com Tarcísio Abreu, ex-presidente da CMTC, os novos ônibus são um marco em questão de sustentabilidade, eles atendem as normas Euro 6, que regulam as emissões de gases poluentes na Europa, e poluem menos que uma motocicleta. Os veículos elétricos foram fabricados pela Eletra e os a diesel pela Volkswagen, seguindo rigorosos padrões nacionais e internacionais de operação e sustentabilidade. Os novos ônibus fazem parte do programa de modernização do transporte público, uma iniciativa que é financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o Governo de Goiás.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.