Carros híbridos dominam o mercado brasileiro

Em 2023, o Brasil licenciou 94 mil veículos eletrificados, com híbridos liderando as vendas. Desafios como custo e infraestrutura de recarga ainda impedem a popularização dos elétricos

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Carros híbridos estão disponíveis no mercado. Eles combinam um motor a combustão com um motor elétrico para oferecer uma condução mais eficiente e sustentável
Carros híbridos estão disponíveis no mercado. Eles combinam um motor a combustão com um motor elétrico para oferecer uma condução mais eficiente e sustentável

A indústria automotiva brasileira está em um momento crucial de transição para veículos mais sustentáveis. Embora os carros elétricos estejam ganhando cada vez mais atenção, os desafios associados ao custo e à infraestrutura de recarga ainda são obstáculos significativos para a adoção em massa desses veículos. Por outro lado, os carros híbridos, que utilizam tanto combustíveis fósseis quanto eletricidade, estão se mostrando uma opção atraente para muitos consumidores.

Em 2023, o Brasil viu um marco importante na descarbonização da indústria automotiva, com cerca de 94 mil unidades de veículos eletrificados sendo licenciadas, de acordo com a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No entanto, dos veículos eletrificados emplacados, apenas 19,3 mil eram totalmente elétricos, enquanto 74,6 mil eram híbridos.

Tatiana Bonifácio, gerente da Gaudium, uma empresa de tecnologia com soluções para os setores de mobilidade e logística, destaca que os veículos elétricos ainda têm importantes desafios a superar antes de se popularizarem. Ela cita o alto custo dos carros e a escassez de estações de recarga como os principais impedimentos para a adoção de veículos elétricos.

A Anfavea prevê que serão emplacadas 142 mil unidades de veículos eletrificados em 2024, sendo 117,9 mil híbridos e 24,1 mil elétricos. No que diz respeito à mobilidade urbana, já estão em andamento ações para a descarbonização da indústria, como é o caso da 99, que no ano passado lançou uma frota de elétricos para o transporte de passageiros.

Bonifácio acredita que, olhando o cenário geral das plataformas de corridas de passageiros e saindo das grandes capitais, este ainda não será o ano dos elétricos, mas as perspectivas já são melhores para os híbridos. Ela argumenta que a falta de suporte em regiões interioranas faz com que o interesse pelos veículos 100% elétricos ainda seja baixo. No entanto, os veículos híbridos podem ser mais atraentes devido à sua sustentabilidade e maior autonomia.

Embora os carros elétricos estejam ganhando terreno no Brasil, os carros híbridos ainda são a opção preferida para muitos consumidores devido aos desafios associados ao custo e à infraestrutura de recarga dos veículos elétricos. No entanto, com o avanço contínuo da tecnologia e o compromisso da indústria automotiva com a sustentabilidade, é provável que vejamos um aumento na adoção de veículos elétricos nos próximos anos.

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