Centro de Goiânia pode ganhar calçadão para pedestres inspirado na Europa

Projeto também contempla trechos das avenidas Araguaia e Tocantins, além de outras ruas da região

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Centro de Goiânia pode ganhar calçadão para pedestres inspirado na Europa
Centro de Goiânia pode ganhar calçadão para pedestres inspirado na Europa (Imagem: Prefeitura de Goiânia)

Parte do trânsito da Avenida Anhanguera pode ser destinado, exclusivamente, a pedestres, ciclistas e ônibus do transporte coletivo. É o que prevê uma das ações do projeto de qualificação do Centro de Goiânia, o “Centraliza”. A ideia é que a calçada da via seja ampliada, formando uma espécie de “calçadão”.

O projeto também contempla trechos das avenidas Araguaia e Tocantins, bem como das ruas 6, 7, 8, 9 e 23, além do entorno do Teatro Goiânia e a Praça José Ximenes, no miolo da quadra entre a Rua 3. Segundo divulgado pela prefeitura, o objetivo é estimular caminhadas e turismos na região central.

A medida prevê a proibição do fluxo de carros particulares, motocicletas e outros veículos automotores na Anhanguera. “É uma proposta usada em diversas capitais do mundo, que pode garantir incentivo ao comércio, ao turismo e ao entretenimento”, explica o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves.

De acordo com a prefeitura, maiores detalhes, assim como o que vai ser feito com o trânsito desviado das vias, ainda estão sendo planejados.

Receba no seu WhatsApp as melhores dicas da cidade e as notícias mais interessantes em primeira mão!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.