Cidade de Pedras: um maravilhoso ponto turístico esculpido pela natureza na divisa de Goiás e Tocantins

A Cidade das Pedras são formações rochosas esculpidas pelo tempo que remetem a formação de uma cidade com edificações de tamanhos variados.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
c067c04b4784cda435cd71740eee6a43

A região sudeste do Tocantins possui um conjunto de atrativos chamados de Serras Gerais, que chamam a atenção pela beleza natural, pelas formações rochosas, pela grande quantidade de água e por abrigar o menor rio da América Latina.  Entre estes atrativos está a Cidade de Pedras, localizada na comunidade Serra Negra, distante em média 70 km da cidade de Almas, que fica a 799 km de Goiânia e a 678 km de Brasília. 

 

 

 A Cidade das Pedras são formações rochosas esculpidas pelo tempo que remetem a formação de uma cidade com edificações de tamanhos variados.  São formações rochosas de arenito de diferentes tamanhos, que estão espalhadas por 15 km² de área. A região é amplamente coberta por laje de pedra e também possui veredas de onde mina um pequeno veio d’água que divide a região em lado sul e lado norte.A Cidade de Pedras é um deleite para os amantes de geologia. É um lugar para contemplação para assistir o espetáculo do sol se pondo.

 

Como chegar? 

Chegando por Palmas o trajeto será por Natividade ou Pindorama. Os que vem da Chapada dos Veadeiros e Brasília, passarão por Dianópolis. Os trajetos por terra exigem carros altos e em épocas de chuva, tracionados.

Melhor época para visitar?

Na temporada de chuva as cachoeiras dos atrativos turísticos vizinhos ficam com um volume de água maior e formam cortinas de água nos paredões do Cânion Encantado. Já no período de seca, algumas cachoeiras deixam de existir.

A seca vai de abril a novembro e a temporada de chuva de dezembro a março. Mesmo com uma característica do estado de chuvas esparsas, alguns atrativos não podem ser visitados pelo risco de tromba d’água nas cachoeiras.

Fotos: Governo do Tocantins