Descubra a cidade de Goiás considerada a mais segura para viver

Saiba qual é a cidade mais segura do Estado

Suzana Goncalves
Por Suzana Goncalves
Itumbiara - Goiás
imagem: reprodução/https://melhoresdestinosdobrasil.com.br/

O Estado de Goiás tem cidades que se destacam pela segurança e boa qualidade de vida. O investimento em infraestrutura e policiamento tem sido grande, o que resulta na diminuição da criminalidade. As cidades que estão em constante crescimento urbano, contam com cuidados que são eficazes na segurança pública, proporcionando tranquilidade e bem-estar para a população, tornando-as boas opções para o cidadão que deseja viver em um ambiente seguro. Uma pesquisa realizada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 revelou quais são as cidades mais seguras do País e do Estado de Goiás, considerando a taxa de mortes para cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados na pesquisa são do Censo 2022 do IBGE e do registro oficial de mortes do Ministério da Saúde. Para a surpresa de alguns, Itumbiara foi eleita a cidade goiana mais segura do Estado.

O Estado de Goiás é um lugar muito seguro para viver de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás que, desde 2019, tem visto uma diminuição significativa nos índices de criminalidade. O roubo de veículos caiu 89,8% de 2018 a 2023, passando de 10.103 para 1.029 casos. Furto e roubo a pessoas também diminuíram, com quedas de 85,8% e 83%, respectivamente. Os homicídios diminuíram 50,8% e os latrocínios 86,7%, passando de 105 casos em 2018 para 14 em 2023.

O Curta Mais entrou em contato com a Goiás Turismo e com o Secretário de Turismo de Itumbiara e reuniu mais informações sobre a cidade mais segura do Estado.

 

Itumbiara

Itumbiara, que no tupi guarani significa Caminho da Cachoeira, é uma cidade goiana que fica localizada na Região Sul do Estado e faz divisa com Araporã (MG). Em 1824 o Deputado Imperial Marechal Raymundo José da Cunha Mattos criou uma lei na Câmara da Corte autorizando a abertura de uma nova estrada que sairia da Estrada Geral do Anhanguera, no até então, povoado de Uberaba (antigamente conhecido como Farinha Podre), seguindo em direção a Goiás, passando pelos povoados de Santa Maria e Monte Alegre. Depois, a estrada atravessaria o Rio Paranaíba, onde foi construído um porto, para a passagem de uma balsa para chegar a Silvânia (antigo Bonfim). Ao final, no local onde foi construído o porto formou-se um povoado. 

Antes chamado de Villa de Santa Rita do Paranahyba, e pertencente a Morrinhos, o povoado se tornou independente em 15 de julho de 1909, passando para a categoria de cidade de Santa Rita do Paranahyba em 27 de julho de 1915, pelo Deputado Estadual Possidônio Xavier Rabello. A mudança do nome para Itumbiara aconteceu por decreto da Lei N° 8305 de 31 de dezembro de 1943,  a mando do prefeito Dr. José Gomes de Lima. 

Itumbiara, que fica a 208 km de Goiânia, é um dos maiores exportadores de grãos (soja, milho, girassol)  do Estado de Goiás. Facilitando o fluxo da produção agrícola para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. A cidade também tem bons índices de emprego, saúde e educação e abriga um Campus da Universidade Estadual de Goiás. 

Atrações turísticas

Ecoturismo

O ecoturismo é o principal turismo de Itumbiara, considerado um dos caminhos do desenvolvimento da cidade. Na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba são realizados encontros entre pescadores para a pesca esportiva, tornando o lugar uma referência na pesca esportiva de Tucunaré. No lago também ocorrem competições de caiaque.

Ponte Affonso Penna

Ponte Affonso Penna

Imagem: reprodução/Diário de Itumbiara


A Ponte Affonso Penna foi inaugurada em 15 de novembro de 1909 e é um marco do desenvolvimento de Itumbiara. É a Ponte suspensa mais antiga do país que ainda está em funcionamento. A Ponte possui 158 metros de comprimento, sua estrutura é toda de ferro, fixada em dois pontos e sustentada por cabo de aços, ligando Goiás a Minas Gerais. 

Foi construída na Alemanha, na primeira década do século XX, sua estrutura desembarcou no Rio de Janeiro, seguiu para São Paulo e depois para  Jundiaí (SP) pela ferrovia “ São Paulo Railway”. De Jundiaí seguiu pela estrada de ferro Mogiana, que cortava Minas Gerais, chegando na antiga Uberabinha, onde hoje é Uberlândia. Para chegar no vilarejo de Santa Rita do Paranaíba (Itumbiara) usaram carros-de-boi.

A Ponte foi montada no vilarejo e inaugurada em 1909. Em 1973 a empresa FURNAS passou a fazer sua gestão e em 1974 a Ponte foi mudada de lugar, para ter acesso a vila residencial da empresa com o canteiro de obras da construção da Hidrelétrica de Itumbiara. A construção foi desmontada de maneira cautelosa, reformada e deslocada 2 km do rio abaixo. Em 29 de novembro de 2012 a Ponte Affonso Penna foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional. 

Procissão Fluvial 

A Procissão Fluvial é uma festa em louvor à Nossa Senhora das Graças, que acontece há 64 anos no Rio Paranaíba, no mês de agosto. 

Cachoeira do Salitre 

A Cachoeira do Salitre é uma das principais atrações turísticas de Itumbiara e que está localizada na zona rural do município, nos limites com Buriti Alegre.

Farol da Beira-Rio

O Farol da Beira-Rio é um calçadão junto ao Rio Paranaíba, onde as pessoas podem praticar esportes, tomar banho no Rio e aproveitar.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.