Cine Cultura comemora 36 anos de existência sendo referência em Goiás
O Cine Cultura segue sendo destaque e vitrine para o cinema autoral e alternativo no estado.

Nesta terça-feira (15/7), o Cine Cultura completa 36 anos de existência. Com uma estrutura totalmente revitalizada, mais charmosa e moderna, o espaço que fica localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, em Goiânia, se consolida como uma das principais janelas para o cinema alternativo, nacional e internacional, além de ser palco de festivais, estreias e mostras temáticas.
Mantido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Cine Cultura é um dos poucos do estado com programação voltada exclusivamente para filmes fora do circuito comercial, valorizando produções autorais, debates públicos e a crescente produção do cinema goiano.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o Cine Cultura se tornou um patrimônio da cultura goiana e é um dos símbolos mais consistentes da valorização do audiovisual em Goiás. “Celebrar seus 36 anos com um espaço renovado, mais acessível e acolhedor é reafirmar nosso compromisso com a democratização da arte, com a diversidade de vozes e com o fortalecimento da produção independente. É um orgulho para o Governo de Goiás manter vivo esse espaço que inspira, forma públicos e conecta pessoas por meio do cinema”, destaca a titular.
Além de exibir filmes regularmente, o espaço sedia eventos como o Festival Varilux de Cinema Francês, a Mostra Internacional de Cinema Fantástico (Crash), e mostras LGBTQIAPN+. O local também acompanhou e apoiou a evolução do audiovisual no estado, sendo palco de formação de público, debates e experimentações artísticas.
O Cine Cultura celebra 36 anos de história como referência obrigatória em cinema de qualidade em Goiânia. Em meio à hegemonia do circuito comercial, o cinema se destaca por sua programação diversa.
A agenda completa pode ser conferida nas redes sociais da Secult Goiás e do Cine Cultura.

Divulgação
Revitalização do Cine Cultura
Com investimento de R$2,1 milhões da Lei Paulo Gustavo, as obras do Cine Cultura tiveram início em agosto de 2024 e foram finalizadas em janeiro deste ano, com a sala sendo reaberta ao público no dia 1º de fevereiro.
A reforma contemplou restauração estrutural, troca do mobiliário, modernização com projetor digital 4K, som digital e instalação de palco para eventos. Banheiros e recepção foram renovados. A acessibilidade foi ampliada com rampas e poltronas especiais, e o estilo Art Déco original do prédio foi preservado, valorizando o patrimônio histórico e artístico do Estado.