Conhecido como Palmito, tradicional bairro de Goiânia abriga 35 mil habitantes e surpreende com o desenvolvimento

Conheça o Jardim Novo Mundo, segundo maior setor da capital

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
2dbf6378823e1a351a287251b3a0b7ea

Localizado na região leste de Goiânia, o Bairro Novo Mundo é o segundo maior setor da capital. Segundo dados do IBGE divulgados pela prefeitura, no Censo 2010 a população do Jardim Novo Mundo era de aproximadamente 35 mil pessoas. O bairro abriga importantes pontos aos cidadãos goianos, como é o caso do Cais Novo Mundo  e o Terminal Novo Mundo, um dos maiores terminais de ônibus coletivo em Goiânia.

novo
Durante sua construção, o setor não recebeu de imediato equipamentos urbanos. O Jardim Novo Mundo ficou abandonado em situações precárias. Muitas famílias de baixa renda optaram por se mudar para a região pela venda dos imóveis mais baratos da cidade. Logo o bairro tornou-se reconhecido por ser um lugar “violento e perigoso”.

Próximo ao local estava situada a colônia Santa Marta, abrigo para portadores de hanseníase. Na época, a doença não tinha cura. Para alguns especialistas, a proximidade desse abrigo com o setor foi um grande fator de crescimento. Juntamente ao fato de que estava inserido no bairro a BR-153 e a estrada de ferro.

Parte da área que compreende o bairro pertencia à família Morais. Residentes de Campinas, o grupo apoiou a construção da capital com a doação de terras. A Fazenda Palmito deu origem ao Setor de mesmo nome entre as décadas de 80 e 90, hoje atual Jardim Novo Mundo. O Setor Palmito nomeou uma escola da região, a Escola Estadual Setor Palmito.

Ainda na década de 80, os trens de carga e passageiros foram oficialmente desativados em Goiânia. Sem essa barreira e com a instalação de energia, água, esgoto e asfalto, o Jardim Novo Mundo deu um salto de desenvolvimento. 

A fama de bairro pobre e precário ficou para trás. O prolongamento da Avenida Anhanguera e a construção do terminal de transporte coletivo foram cruciais ao desenvolvimento. A região recebeu uma infraestrutura que se tornou atrativa aos empresários, desenvolvendo extensas áreas comerciais com potencial para a indústria.

Uma Importante característica  do bairro é  o nome das ruas e avenidas. Elas fazem menção a cidades e mártires do Novo Mundo, que é a América. Umas das principais praças do bairro é a George Washington, que faz menção ao histórico presidente norte americano.  Na praça,  existe um Centro de Convivência de Idosos e ao redor da praça várias igrejas.

Outra praça muito importante é a chamada Praça do Palmito. Seu nome original é Praça Diolinda B. Souza. Ela está localizada em ponto estratégico do bairro: no encontro  das avenidas Canaã, Simon Bolivar, Anhanguera e Campos Elísios.

Hoje o comércio movimenta o Jardim Novo Mundo. Mesmo o bairro sendo predominantemente residencial, existe comércio regional nas  suas principais vias que lhe cortam. 

Podemos citar a Avenida Anhanguera que possui seu final neste setor, mais precisamente no Terminal Novo Mundo, um dos maiores terminais de ônibus coletivo de Goiânia. Outra via de grande comércio local é a Avenida New York. Nela estão localizados o Centro Comunitário Leide das Neves e o Cais Novo Mundo. 

O bairro tem saídas para cidades do interior como Bonfinópolis, Silvânia, Anápolis, Senador Canedo.

terminal

Leia também: 

Confira o projeto arquitetônico da prefeitura de Goiânia feito em 1940 e que nunca saiu do papel

Cidade histórica interior de Goiás tem casarão abandonado que foi foi levantado por espanhóis e é uma verdadeira preciosidade arquitetônica

 

Descrição de imagem: Viaduto Lauro Belchior, construído com objetivo de melhorar ligação de cerca de 30 bairros com Centro de Goiânia, conecta Setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo. Foto: Seinfra