De onde vem o Espírito Natalino?
Durante essa época do ano, a união e compaixão aquecem o coração de todos
Ah, o natal! Tem época do ano melhor que essa? Aquele clima gostoso de aconchego, família reunida, e muuuita comida! O espírito natalino é sem igual. Mas… de onde vem essa tal magia? Seria esse tal ‘clima de natal’ que tanto falam? De onde ele vem?
Suas dúvidas acabaram! Nós do Guia Curta Mais fomos até o Polo Norte e conversamos diretamente com o DPNO (Diretório Papai Noel de Operações), e eles nos contaram TUDO!
Afinal, de onde vem o espírito natalino?
A história começa lá atrás, na história de origem do natal. Para alguns, este é o feriado oficial do Papai Noel, para outros, uma festa cristã. Certo ou errado, a história começou com um sentimento de aconchego: o nascimento de Cristo, ou a companhia do bom velhinho. Esta época de fim de ano é recheada de significados como solidariedade, paz e confraternização.
Na verdade, esses sentimentos tão gostosos, tem um significado meio macabro. Isso porque, eles só fazem sentido, se forem invertidos. O espírito natalino nos instiga a refletir sobre nossas ações ao longo do ano, mas esse exercício nem sempre pode ser bom. Já que requer uma reflexão detalhada, que geralmente não estamos prontos para fazer. E quando fazemos, bem… nem tudo são flores.
Por isso o espírito natalino é tão espirituoso e mágico: Essa abordagem resulta em sentimentos ruins. Então quando chega o natal, e todos estão reunidos, o sentimento de compaixão e aconchego se sobressai. Afinal, é natal!
Que tipos de atitudes se destacam mais nessa época?
O fato de estar com a família, muitas vezes depois de muito tempo separados, já acende uma chama que estava — provavelmente — apagada. O sentimento de união e compaixão dessa época tendem a aparecer com mais frequência.
Nessa época, as pessoas estão mais dispostas a paz e amor, deixando de lado a discórdia. É como se o trenó que as renas guiam, chegasse lotado de presentes. Quem não ama presentes, né?
Dar presentes, desde a escolha até a entrega a alguém especial, carrega um simbolismo fascinante. Escolher algo que reflete meus sentimentos pela pessoa é significativo. É como dizer ao outro: este presente marca nossa relação de forma única e especial. Mesmo que de forma simbólica, nem sempre um presente precisa ser algo físico. A presença, o abraço, o “como está sumido”, tudo isso conta.
Uma coisa é certa, independente de onde tenha surgido. O espirito natalino é o que torna esta data tão especial! Confere, DPNO?!
— Confere. 🫡
Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.