Dois países sul americanos queridinhos pelos goianos são perfeitos para turismo durante a colheita da uva

Chile e Argentina são destinos apaixonantes para prestigiar a produção das vinícolas

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
726d29e993f3cea697939397769b6295

Os goianos  apaixonados por vinho  sabem que o período da colheita das uvas é o melhor momento para conhecer países como Argentina e Chile. Isso porque, os produtores celebram este momento com  uma festa chamada  Vendimia. O evento é uma  tradição nos lugares que possuem as maiores vinícolas e, por isso, atrai  visitantes de diversas nacionalidades. 

 

No Chile, o ponto alto deste momento está na região de Pirque, no Vale do Maipo, que fica a menos de uma hora de Santiago, capital do país.  O local é bastante procurado por quem busca aventura, natureza e vinho.

 

Canyon de Maipo.

O Cajón del Maipo é um cânion localizado na porção sudeste andina da Região Metropolitana de Santiago, Chile. Abrange a bacia superior do rio Maipo, onde o rio se entrincheira em um vale estreito. 

 

A zona apresenta uma série de rios confluentes, como o rio El Volcán, o rio Yeso e o rio Colorado, bem como outros riachos menores, incluindo San Gabriel, Manzanito, Coyanco, El Sauce, El Manzano e San José. 

 

A principal localidade é San José de Maipo, a capital da comuna que inclui todo o setor andino da Região Metropolitana. O vale termina perto de Pirque e começa quase na fronteira com a Argentina, onde é cercado por alguns dos picos mais altos da região, incluindo San José, Maipo e Marmolejo, a montanha mais ao sul com mais de 6.000 metros (20.000 pés) do mundo. 

 

Várias das montanhas são vulcões ativos; San Jose foi o mais recente a entrar em erupção, em 1960.

O cânion é um destino turístico popular para caminhantes e campistas.  Entre os locais mais visitados estão o reservatório Embalse El Yeso e o Monumento Natural El Morado, que contém a geleira de São Francisco.

 

A festa da Vendímia é realizada anualmente na região. Neste ano,  será celebrada no dia 29 de abril. Esta época é o melhor momento para visitar e saborear frutas, bebidas, comidas e entrar em contato com as  tradições locais. Com muita música e atividades para crianças, as famílias são super bem-vindas.  

 

Mendonza é um dos destinos mais apreciados na Argentina

Na Argentina, que também é uma referência latino americana quando o quesito é a produção de vinho,  Mendoza é o destino ideal para aproveitar a Vendímia. 

 

Uma opção que agrada bastante aos visitantes é se hospedar em hotéis vinícolas. 

 

Nessas acomodações, é possível vivenciar todo o processo de  produção de um vinho,  desde a colheita, passando pela visita a uma vinícola boutique até a  degustação de rótulos cuidadosamente selecionados pelo sommelier da casa – e ainda assim  desfrutar de uma luxuosa acomodação.  

Mendoza é uma cidade na região argentina de Cuyo, além de centro da região vinícola do país, famosa pelos Malbecs e outros vinhos tintos. Em suas muitas bodegas, é possível fazer degustações e passeios. A cidade tem ruas largas e arborizadas, com edifícios em estilo moderno e art déco, e praças menores em torno da Praça da Independência, onde está localizado no subterrâneo o Museu Municipal de Arte Moderna, com exposições de arte moderna e contemporânea.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.