Estudantes de Goiás vencem desafio de educação internacional e são premiadas com viagem à Fórmula 1

Projeto inclusivo criado por alunas da rede pública é destaque em competição promovida pelo British Council e Fórmula 1

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
Estudantes de Goiás vencem desafio de educação internacional e são premiadas com viagem à Fórmula 1
Três estudantes do Cepi, em Anápolis, se destacaram no desafio de educação e tecnologia pela originalidade, viabilidade, impacto social, equidade, diversidade e inclusão (foto: Seduc)

Três estudantes do ensino médio de Anápolis, em Goiás, conquistaram o primeiro lugar em um desafio internacional de educação e tecnologia e vão embarcar para uma vivência exclusiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

O prêmio foi concedido após a vitória no desafio Learning Sectors, promovido pelo British Council em parceria com a Fórmula 1 e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio da Secretaria de Educação (Seduc).

As estudantes Maria Eduarda Queiroz, Maria Eduarda Carvalho e Geovanna Caetano ganharam a competição com o projeto “Enriquecendo a Experiência Literária: Estratégias para a leitura inclusiva de crianças com deficiência visual”.

O projeto visa criar livros infantis acessíveis para crianças com deficiência visual, utilizando formatos como braile, alto relevo e audiodescrição, garantindo acesso à leitura, ao aprendizado e ao desenvolvimento da imaginação de forma equitativa.

As duas professoras que orientaram o grupo, Cleide Thatiane S. Ribeiro e Ana Carolina da Silva Pio, também recebem o prêmio. O grupo se destacou nos quesitos originalidade, viabilidade, impacto social, equidade, diversidade e inclusão.

Goiás

Foto: Seduc

“O governador Ronaldo Caiado passou uma missão clara: fazer com que nossos jovens sejam competitivos no mundo. Competições como esta e a nossa Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, além de todo o investimento que temos feito em educação técnica, são uma forma de identificar talentos e mostrar que a tecnologia é para todos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Programa

Desde abril, 64 equipes formadas por estudantes e professores das redes públicas de ensino médio regular e técnico de Goiás participaram de oficinas online, atividades práticas e processos colaborativos intensos.

Após identificar problemas reais em suas comunidades escolares na primeira etapa, 58 equipes transformaram essas ideias em protótipos funcionais, físicos ou digitais, submetendo-os à avaliação e aprimoramento contínuo.

Nove foram para a etapa final. Entre os destaques estavam soluções tecnológicas para comunicação inclusiva, acessibilidade física, compostagem inteligente e valorização cultural.

Goiás foi selecionado como o primeiro Estado brasileiro a sediar o desafio, que também foi aplicado em outros três países: Reino Unido, Índia e África do Sul.

A escolha prioritária do estado se deu a partir da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o British Council para a realização do Codifica+, projeto que já formou o primeiro grupo de professores sobre as mais variadas disciplinas de pensamento computacional e programação.

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