Estudantes vivenciam o mercado de trabalho no programa ”Empresário Sombra Por Um Dia” em Goiânia

Iniciativa permitiu que ex-alunos dos programas da JA Goiás acompanhassem o dia-a-dia de um profissional; entenda

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
WhatsApp Image 2024 10 04 at 16.34.36 1
Imagem: reprodução/divulgação JA Goiás

O programa ”Empresário Sombra Por Um Dia” levou estudantes, e ex-alunos dos programas da JA Goiás, para dentro da rotina de um profissional do mercado em Goiânia. No último dia 5 de setembro, 12 jovens do Colégio Estadual Olavo Bilac foram acompanhar trabalhadores de diferentes áreas do Shopping Cerrado, por meio do Instituto Syn, que viabilizou toda a ação.

Esta experiência proporcionou aos alunos uma visão diferente do mercado de trabalho e da área que desejam seguir. Eles conheceram os bastidores do centro de compras e áreas que os interessavam, como o departamento comercial, equipe de marketing e até a supervisão de segurança.

Depois de um dia de imersão nessa rotina tão diferente da realidade da sala de aula, os estudantes ganharam uma nova referência do trabalho e poderão fazer escolhas mais bem-informadas para o seu futuro!

“Foi uma experiência e tanto! Vi coisas que a gente não imagina como é. Quando você vê, você fica encantada com tudo aquilo. Quem tiver a oportunidade, aproveite ao máximo. Sempre que eu entrar no shopping, vou ver tudo com outros olhos! Foi muito legal e eu queria participar mais vezes! Eu não fazia ideia do que era uma área comercial e achei muito interessante. Cada um aqui hoje aprendeu uma coisa nova”, contou a estudante Bianca Rodrigues.

Diretora da escola, Ana Catarina Feitosa acompanhou os estudantes durante o programa e fez uma avaliação muito positiva da experiência. Ela lembrou que o grupo teve aulas nas disciplinas eletivas, criadas pela parceria da JA Goiás com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e pôde viver na prática muitas das experiências que viram na teoria.

“Eu penso que [essa experiência] abre para eles um leque de possibilidades, para que saiam daqui com uma mentalidade proativa e produtiva. É uma preparação para a vida. Foram eles que escolheram quais os profissionais de quem eles queriam ser sombra, que eles queriam acompanhar. […] Eles saem daqui com uma bagagem muito rica!”, avaliou.

O supervisor de segurança do Shopping Cerrado, Tiago Lopes, levou uma estudante consigo durante o dia de trabalho e adorou a experiência de poder mostrar um pouco do seu trabalho para ela.

“É muito gratificante porque pude mostrar um pouco da minha trajetória, pude passar um pouco da experiência que eu tenho. Poder mostrar um pouco do mercado de trabalho para que eles possam escolher algo para a vida é muito importante. Se todo jovem tivesse essa oportunidade para conhecer um pouco do mundo do trabalho. Pode se identificar ou não, mas só de ter esse contato, faz toda a diferença”, observou.

O Instituto Syn, que é parceiro da JA Goiás, fez a ponte entre os nossos alunos e os profissionais do Shopping Cerrado. Representante do Instituto, que acompanhou o programa, Grasiela Caldeira vê no Empresário Sombra uma forma de aproximar estudantes do mercado de trabalho e ainda dar uma perspectiva diferente aos colaboradores que atuam de forma voluntária, recebendo esses jovens.

“[Por meio do programa], a gente apoia a empregabilidade, que é um dos nossos pilares, e transforma tudo através do voluntariado. Eu tenho certeza que eles [alunos] saem daqui transformados!

A gente acredita que a educação é a chave de tudo e esperamos que eles possam fazer boas escolhas depois do dia de hoje, entendendo o mercado, o mundo da empregabilidade e conhecendo nossa unidade”, comentou.

Esta edição do programa Empresário Sombra Por Um Dia atendeu alguns estudantes que tiveram um desempenho diferenciado nas disciplinas eletivas de empreendedorismo aplicadas com o apoio da JA Goiás.

Outra edição do programa deve proporcionar esta experiência aos ex-alunos do programa Miniempresa, e deve ser realizado no próximo dia 22 de outubro, para mobilizar mais de 80 estudantes e profissionais voluntários de diversas áreas.

 

 

 

Leia mais:

Voluntário da JA Goiás relata que se envolver com a associação abriu muitas portas

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.