Estudo revela o horário ideal de comer para quem quer emagrecer

Especialistas acreditam que o erro de muitas pessoas é pular o café da manhã e jantar tarde

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
Estudos perder peso
(foto:reprodução/internet)

Nos dias atuais, as pessoas buscam cada vez mais métodos eficientes para emagrecer de forma saudável. Durante esse processo, inúmeras dúvidas surgem, seja no início de uma dieta ou já durante o seu andamento. Uma das dúvidas mais recorrentes é se existe um horário ideal para comer e, ainda assim, perder peso. Estudos comprovam que sim, há horários específicos em que a prática do jejum intermitente pode ajudar no emagrecimento. O horário indicado para o consumo de alimentos é entre às 7h da manhã (horário ideal para começar a tomar o café da manhã), e às 19h da noite (já que é indicado jantar até três horas antes das 22h para que o seu sono não comprometa sua digestão). 

 

Segundo um estudo publicado pelo jornal norte-americano JAMA Network, na revista JAMA Internal Medicine, existe um horário ideal para quem busca perder peso. No estudo clínico prospectivo randomizado, que incluiu 116 adultos com sobrepeso ou obesidade, a alimentação com restrição de tempo foi associada a uma redução modesta (1,17%) no peso corporal, mas ela não foi tão diferente da redução no outro grupo (0,75%).

Este estudo foi conduzido com aprovações do IRB da University of California, San Francisco (UCSF) e da University of Hawai’i Cancer Center (UHCC). Os participantes foram recrutados entre agosto de 2018 e junho de 2019, com 141 inscritos, porém, somente 116 completaram a coleta de dados, sendo que desses, 105 finalizaram o protocolo de 12 semanas. O estudo foi realizado através de um aplicativo móvel na Eureka Research Platform, com os participantes recebendo instruções e lembretes pelo aplicativo para assim concluírem o que foi pedido, eles também faziam suas anotações sobre alimentação e peso no mesmo aplicativo. 

Os participantes foram randomizados em dois grupos: 

1.Grupo TRE (Time-Restricted Eating/Alimentação com restrição): Esse grupo foi instruído a comer apenas entre os horários de 12 e 20h, com jejum de 16 horas diárias. Mensagens de lembrete sobre as janelas de alimentação e pesagem foram enviadas pelo aplicativo. O estudo optou em tirar o café da manhã na pesquisa, por essa refeição se tratar de algo mais cultural e ser mais fácil retirar ela da rotina do grupo do que o jantar, por exemplo.

 

2.Grupo CMT (Consistent Meal Timing/horário de refeição consistente): Instruídos a consumir três refeições estruturadas diariamente, com lanches permitidos entre as refeições. Mensagens de lembrete semelhantes foram enviadas a este grupo.

Neste RCT (Ensaio Clínico Randomizado), uma prescrição do grupo (1), não resultou em perda de peso quando comparada com uma prescrição de controle de 3 refeições por dia. A alimentação com restrição de tempo não alterou nenhum marcador metabólico relevante. Finalmente, observou-se uma diminuição no Índice de Massa Magra no grupo (1) em comparação com o grupo (2). Juntos, os resultados do estudo do grupo com restrição alimentar não apoiam a eficácia da alimentação com restrição para perda de peso, mas destacam a importância das intervenções de controle e oferecem cautela sobre os efeitos potenciais da alimentação com restrição no Índice de Massa Magra. Estudos futuros devem ter como objetivo entender os efeitos da TRE (Alimentação com restrição) precoce vs tardia e da ingestão ou tempo de proteína como um meio de compensar a perda de massa magra.

Mas afinal, se o jejum intermitente não tem tanto efeito quanto comer suas refeições diárias de acordo com uma dieta disciplinada, qual o melhor horário para comê-las? Bom, em outro estudo feito pelo médico e nutricionista Naheed Ali, ele explica que o mais importante é adaptar os hábitos aos ritmos do nosso metabolismo, pois é isso que auxilia a perda de peso de forma eficaz e saudável, já que ajuda a controlar os hormônios da fome e da sensibilidade à insulina.

Para o especialista Naheed, a hora certa para fazer as refeições deve estar alinhada ao ritmo cotidiano do corpo. Ele sugere começar o dia às 6h da manhã e finalizar às 22h.

Ou seja, significa que a primeira refeição deve ser feita às 7h da manhã, apenas uma hora depois de acordar, porque ajuda a acelerar o metabolismo e dar mais energia para o dia que está por vir. Já a última refeição deve ser feita até três horas antes das 22h, o que coloca o jantar por volta das 19h da noite. Assim, o corpo tem tempo o suficiente para digerir a comida antes do metabolismo ficar mais lento durante o sono, assim você não terá problemas com a sua digestão.

Este cronograma ajuda muito a emagrecer e perder peso, o especialista aponta que o erro recorrente está em pular o café da manhã e jantar muito perto da hora de dormir.

 

Fonte: JAMA Internal Medicine/ Especialista Naheed Ali

 

Leia Também:

Descubra o alimento secreto que turbina sua imunidade, corta a fome e acaba com a prisão de ventre

Novo estudo sugere que ”pessoas bonitas” vivem mais do que ”pessoas feias”

Descubra o que nunca te contaram sobre medicamento genérico, de referência e similar

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.