Exposição com mais de 20 mil miniaturas de carros, motos e aviões chega a Goiânia com entrada gratuita

Entre os dias 24 e 26 de maio, das 11h às 20h, acontece a 1ª edição do Estação Die-Cast. A exposição conta com entrada gratuita, é realizado em parceria com o Goiás Mini Clube e o Projeto 1/64 e reunirá 15 expositore

Cris Soares
Por Cris Soares
exposição miniaturas carro goiania
Foto: divulgação

Você já ouviu falar do universo die-cast? O termo pode ser desconhecido para alguns, mas é bem familiar para os entusiastas de miniaturas, especialmente de carros. A palavra em inglês refere-se originalmente a um processo de fundição de metal sob pressão, que, nas décadas de 1930 e 1940, passou a ser amplamente utilizado na fabricação de carros em miniatura. Desde então, “die-cast” se tornou sinônimo de eventos e atividades relacionadas a esse popular hobby mundial.

Se você é apaixonado por esse universo ou ficou curioso para saber mais, reserve este fim de semana para visitar o Shopping Estação Goiânia, no Centro, e participar da 1ª edição do Estação Diecast. A exposição, organizada em conjunto com o Goiás Mini Clube e o Projeto 1/64, apresentará mais de 20 mil miniaturas de carros, motos, aviões, bonecos e até uma mini ferrovia. O evento ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de maio (sexta, sábado e domingo), das 11h às 20h. Com entrada gratuita, a exposição será montada ao lado da entrada do Hotel Ibis Styles, dentro do Shopping Estação Goiânia, e contará com a participação de 15 expositores.

Rayam Saraiva, coordenador de marketing do shopping, destaca que os visitantes terão a oportunidade de apreciar, trocar e comprar as cobiçadas miniaturas colecionáveis. “É uma ocasião perfeita tanto para os aficionados quanto para aqueles que desejam conhecer melhor o mundo das miniaturas, em um espaço que oferece total conforto e segurança”, comenta. Ele explica a escolha do nome Estação Diecast para o evento. “Queríamos um nome que estivesse completamente alinhado com a proposta do evento, então escolhemos o termo ‘diecast’, que descreve os modelos colecionáveis fabricados pela técnica de fundição injetada de metal”, esclarece.

A programação dos três dias de exposição inclui a apresentação de uma maquete da antiga Estação Ferroviária de Goiânia, destacando em detalhes um dos mais importantes edifícios Art Déco da capital; exposição de coleções exóticas de mini-carros superesportivos; exibição de jogos interativos e de tabuleiro; apresentação de miniaturas colecionáveis de carros, motos e aviões; e uma pista automatizada de corrida de downhill (descida), com dez metros de largura, dois metros de altura e sistema de acionamento automático. Também haverá sorteio de brindes.

Para Alexandre Mendes, presidente do Goiás Mini Clube, o evento será uma oportunidade única para explorar, se divertir e criar memórias inesquecíveis. “Além de admirar a elegância e a potência dos carros mais incríveis já produzidos, exibidos em toda sua glória para os amantes de velocidade, os colecionadores poderão encontrar as miniaturas mais desejadas e detalhadas de carros, motos e aviões”, revela. Mendes acrescenta que o Goiás Mini Clube, prestes a completar oito anos, nasceu da paixão por colecionar miniaturas. “E para quem, assim como eu, é apaixonado por elas, não perca a chance de prestigiar o Estação Diecast”, convida.

Samuel Saymon Henrique de Souza, presidente do Projeto 1/64, outro parceiro do Estação Diecast, compartilha que o clube surgiu em 2017, após ele e alguns amigos decidirem expandir seu hobby de colecionar miniaturas. “Hoje, quase sete anos depois, somos um dos maiores clubes die-cast do Brasil, realizando diversas convenções anualmente”, explica. Para o 1º encontro do Estação Diecast, Samuel preparou uma programação completa para o público. “Além da exposição de miniaturas, promoveremos a troca e venda de produtos colecionáveis e brinquedos interativos”, conclui.

Serviço:

Exposição miniatura em Goiânia 

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2024

Horário: das 11h às 20h

Local: ao lado do Hotel Ibis Styles, no Shopping Estação Goiânia

Endereço: Av. Goiás, N. 2151 – Centro, Goiânia – GO

Entrada gratuita

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.