As frutas mais produzidas em Goiás

Saiba quais são as frutas mais produzidas em Goiás que são distribuídas pelo Brasil

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
frutas de novo
Frutas (foto:reprodução/internet )

Que Goiás é um dos maiores produtores do ramo da agropecuária a maioria de nós sabemos, mas você conhece quais são as frutas mais produzidas aqui no nosso estado? Bom, vamos descobrir juntos nessa matéria, que vai mostrar um pouco mais do que Goiás produz de melhor para nós e todo o Brasil.

Goiás está entre os 10 estados que mais produzem melancia, banana e laranja, graças ao maior investimento em tecnologia de produção para a fruticultura, que elevou a produtividade nos últimos anos. 

A produção de laranja, segundo as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2022, gerou 181.488 mil reais, com uma quantidade de 163.230 toneladas. Já o valor da produção da banana foi de  319.971 mil reais e 198.033 toneladas de bananas produzidas. Por fim, a melancia teve, no mesmo ano, um custo de produção de 189.122 mil reais e uma quantidade de 239.090 toneladas.

Lranja e Banana (foto:reprodução/ internet)

 A coleta de informações foi realizada através dos dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as variáveis utilizadas foram as quantidades produzidas nas lavouras e os valores da produção. Infelizmente, ao entrar em contato com o SENAR e o IFAG para produção da matéria, fomos informados que esses dados não foram atualizados desde 2022.  De toda forma, os resultados mostraram que Goiás é um estado promissor para a fruticultura. 

Além da melancia, banana e laranja, a jabuticaba aparece como mais uma das frutas que são muito produzidas em Goiás, a nível nacional, uma vez que o nosso estado já é o maior produtor da fruta no Brasil, com um valor de produção de 5.967 mil reais e uma quantidade de 1.714 toneladas produzidas (estatísticas do IBGE do ano de 2017). Porém, para alcançar níveis que são aprovados nacionalmente, necessita maior investimento e mais produtores aderindo à cultura.

Fonte: IBGE 

 

Veja também:

Os 10 melhores pães de queijo de Goiânia em 2023

Parque de trampolins de Goiânia tem entrada gratuita para autistas em abril

10 vinhos bons e baratos e muito bem avaliados

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.