Goiânia está entre as 15 cidades mais populosas do Brasil; veja o ranking completo
Brasil- Estimativa do IBGE aponta que 42,8 milhões de brasileiros vivem nesses municípios; apenas duas não são capitais

O Brasil tem atualmente 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Juntas, elas concentram 42,8 milhões de pessoas, o equivalente a 20,1% da população nacional, na prática, um em cada cinco brasileiros vive em apenas 15 municípios. Os dados são da estimativa populacional com base em 1º de julho de 2025, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as cidades mais populosas do país, quase todas são capitais. As únicas exceções são Guarulhos e Campinas, ambas localizadas no estado de São Paulo.
A cidade mais populosa do Brasil continua sendo São Paulo, com 11,9 milhões de habitantes. Caso fosse um estado, ocuparia a quarta posição no ranking nacional, atrás apenas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Na sequência aparecem Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3 milhões). Também figuram entre as maiores cidades do país Fortaleza e Salvador, ambas com cerca de 2,6 milhões de habitantes.
Completam a lista:
- Belo Horizonte (2,4 milhões);
- Manaus (2,3 milhões);
- Curitiba (1,8 milhão), Recife (1,6 milhão);
- Goiânia (1,5 milhão);
- Belém e Porto Alegre (ambas com 1,4 milhão);
- Guarulhos (1,3 milhão) e Campinas (1,2 milhão);
- São Luís (1,1 milhão).
Capitais registram queda populacional
Apesar do crescimento geral da população brasileira, que chegou a 213,4 milhões de pessoas em 2025, com alta de 0,39% em um ano, algumas capitais registraram redução no número de habitantes entre 2024 e 2025.
É o caso de Salvador (-0,18%), Belo Horizonte (-0,02%), Belém (-0,09%), Porto Alegre (-0,04%) e Natal (-0,14%). Esta última, com 784,2 mil habitantes, não aparece entre as 15 cidades mais populosas.
Segundo o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a queda populacional está relacionada ao crescimento das regiões metropolitanas.
“As capitais maiores, esses municípios mais centrais, em geral têm um entorno mais conurbado e perdem população para ele. O crescimento vai do centro para a periferia. Entre as capitais que perderam população, com exceção de Salvador, houve aumento de habitantes na respectiva região metropolitana”, explicou.
Crescimento até 2041 e queda projetada após 2042 no Brasil

(foto: reprodução/ Humanidades.com)
De acordo com o IBGE, o Brasil possui atualmente 30 regiões metropolitanas, que concentram 103,5 milhões de pessoas, o equivalente a 48,5% da população total.
As projeções indicam que o país continuará crescendo demograficamente até 2041, quando deve atingir 220,43 milhões de habitantes. A partir de 2042, a tendência é de queda populacional, chegando a 199,2 milhões de pessoas em 2070.
Fonte: IBGE|Agência Brasil
Leia Mais:
Pirenópolis recebe a 3ª edição Wine Jazz Piri com programação que une vinhos, jazz e gastronomia
