Goiânia é dona da segunda maior valorização de imóveis no país

Empreendimentos de luxo são responsáveis pela valorização

Julia Macedo
Por Julia Macedo
dba642779704a625dde07df2e19e1c9e

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Goiânia registra a maior valorização do metro quadrado em imóveis novos nos últimos 12 meses, avanço equivalente a 13%. Em agosto, o preço médio fechou em R$8.205, segundo dados da GeoBrain.

De acordo com os levantamentos, a alta surge graças aos inúmeros imóveis de alto luxo lançados na cidade, recentemente. Segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), em 2022 foram lançadas na cidade cerca de 11.550 unidades, entre prédios residenciais, comerciais, casas e hotéis.

Dados de valores geral de vendas (VGV) mostram que os lançamentos atingiram R$6,3 bilhões, quase duas vezes e meia superior ao registrado em 2018.

 

Agronegócio e a valorização

A pesquisa atribuiu ainda o grande crescimento imobiliário à quantidade de riqueza que circula na região, conhecida por ser o “coração” do agronegócio. No último ano, o estado registrou um Produto Interno Bruto (PIB) duas vezes maior que a média do país.

Até julho de 2023, Goiânia foi a terceira cidade com maior número de lançamentos e vendas de imóveis novos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, com populações quase nove cinco vezes maiores.

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.