Goiânia tem 50 pontos com Internet Grátis para a população; saiba onde

A expansão da rede de Wi-Fi gratuito e os avanços tecnológicos reforçam o compromisso da prefeitura com a inovação e a segurança, fazendo de Goiânia uma cidade mais conectada e segura para todos

Cris Soares
Por Cris Soares
goiania internet gratis
Foto:Parque Flamboyant, em Goiânia. (Foto: Jucimar Sousa/Prefeitura de Goiânia).

A capital goiana dá um importante passo rumo à modernização e inclusão digital com a implementação de 50 locais com Wi-Fi gratuito, disponível tanto para a população quanto para o funcionamento de sistemas de monitoramento. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Goiânia (Sictec), foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira.

Expansão da Conectividade

Com a instalação de 300 km de backbone e fibras de distribuição, Goiânia agora oferece acesso à internet em locais estratégicos como a Praça Universitária, Praça Tamandaré, Parque Vaca Brava e nos terminais Paulo Garcia. Esses pontos de Wi-Fi visam não apenas facilitar a vida dos cidadãos, mas também suportar dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e câmeras de segurança, integrando tecnologia para melhorar a segurança e a gestão urbana.

“Estamos agora espalhando esses pontos e teremos mais 20 ainda para ser instalados aqui na cidade de Goiânia, principalmente voltados ao Centro. Isso é bom para a segurança do cidadão e para as pessoas que desejam passear pela cidade com suas famílias”, destacou o prefeito Rogério Cruz.

A iniciativa também envolve a instalação de 50 dispositivos IoT em pontos estratégicos, monitorando variáveis como temperatura, umidade e pressão atmosférica, contribuindo para a prevenção de desastres naturais. “Estamos incluindo agora a rede Wi-Fi e os IoTs para que a inteligência artificial possa nos ajudar com a leitura de temperatura, placa de veículos, aglomeração de pessoas e muitos outros benefícios”, explicou Jordana Vilela, superintendente de Inovação Ciência e Tecnologia da Sictec.

Para reforçar o sistema de monitoramento, a cidade adquiriu 345 novas câmeras, incluindo modelos bullets, speed dome e LPR (leitura de placas), totalizando 3.195 câmeras espalhadas por Goiânia. Além disso, uma Parceria Público-Privada (PPP) foi estabelecida para integrar câmeras privadas externas ao Centro de Controle Integrado (CCI), aprimorando a segurança com o uso de software de inteligência artificial.

Goiânia 24h

Outra novidade apresentada a população goiana foi a atualização do aplicativo Goiânia 24h. Agora, além de agendamentos de consultas, os cidadãos podem comprar bilhetes de estacionamento da Área Azul e ingressos para o Zoológico, tornando o aplicativo um recurso ainda mais útil para os goianienses.

Confira alguns dos locais que já contam com o serviço de Wi-Fi gratuito:

Praça Universitária
Praça Tamandaré
Parque Vaca Brava
Terminais Paulo Garcia e Hailé Pinheiro
Parque Flamboyant
Praça do Ipê
Casa de Vidro
Entre outros pontos estratégicos na cidade

Essa iniciativa faz parte do programa Goiânia Conecta, que busca transformar Goiânia em uma cidade inteligente, oferecendo mais recursos tecnológicos e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.