Goiânia pode ganhar rede de apoio para pessoas com doenças dermatológicas

Entre as doenças listadas, estão psoríase, vitiligo, alopecia areata e lúpus

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Goiânia pode ganhar rede de apoio para pessoas com doenças dermatológicas
Goiânia pode ganhar rede de apoio para pessoas com doenças dermatológicas

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, o projeto de lei (PL 254/2021), que prevê a criação de uma rede de apoio para pessoas com doenças dermatológicas que atacam o sistema imunológico. A proposta tem como principal objetivo oferecer acompanhamento para pacientes diagnosticados com alguma das 30 doenças listadas.

Entre as doenças listadas, estão psoríase, vitiligo, alopecia areata e lúpus, por exemplo. De acordo com dados da Associação brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), entre 5 e 8% da população é afetada por essas doenças.

Segundo o texto, a iniciativa também será responsável pela divulgação de informações sobre sintomas e tratamentos de doenças autoimunes dermatológicas, ações de apoio psicológico, orientação e capacitação de pacientes.

“O objetivo do projeto é garantir a participação de especialistas e de representantes de associações na implantação e no desenvolvimento de ações que possibilitem melhor atendimento e qualidade às pessoas”, afirma o vereador Lucas Kitão (UB), autor da proposta. O projeto segue para sanção do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

Receba no seu WhatsApp as melhores dicas da cidade e as notícias mais interessantes em primeira mão!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.