Goiânia recebe festival de cinema gratuito com oficinas de horror queer e trilha sonora

As inscrições estão abertas!

Mariane Faz
Por Mariane Faz
b7055fe6232eb3a8972cef4c90ccee09

Goiânia se prepara para receber a imperdível 15ª edição da Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástica. Além das exibições cinematográficas cativantes, o evento traz uma oportunidade única para os amantes do cinema mergulharem nos bastidores da sétima arte.

O evento será ealizado entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Cine Cultura, que fica no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro, em Goiânia (GO). Ao todo, 37 obras de 17 países, entre curtas, médias e longas-metragens, integrarão a mostra internacional, que conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC, por meio do edital de fomento aos festivais e eventos 8/2023. Originalmente chamada de TRASH – MOSTRA GOIANA DE VÍDEOS INDEPENDENTES, a CRASH foi o primeiro evento audiovisual do Estado de Goiás, com sua primeira edição ocorrida em 1999.

A programação inclui duas oficinas exclusivas, abertas para maiores de 16 anos, que ocorrerão entre os dias 08 e 10 de dezembro. Os temas escolhidos prometem desvendar aspectos fascinantes do universo cinematográfico: “Criação de Trilhas Sonoras para Filmes de Terror” e “Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror Queer”.

 

Criação de Trilhas Sonoras para Filmes de Terror: Sinta o Medo pela Música

Nos dias 08 e 09 de dezembro, das 14h30 às 17h30, a Escola Goiana de Desenho Animado será palco da oficina “Criação de Trilhas Sonoras para Filmes de Terror”, ministrada pelo renomado músico e compositor de trilhas sonoras, Paulo Beto.

Com apenas 15 vagas disponíveis, a oficina visa explorar recursos sonoros e musicais para evocar o medo, proporcionando aos participantes uma imersão conduzida por um profissional experiente.

 

Ressignificando o Monstro: Cinema de Horror Queer em Foco

Nos dias 09 e 10 de dezembro, das 15h às 18h, a pesquisadora Beatriz Saldanha, especialista renomada e crítica de cinema, comandará a intrigante oficina online “Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror Queer” via Zoom.

Explorando a representação do monstro como reflexo de medos coletivos e ansiedades sociais, a oficina mergulhará na presença do elemento “queer” na história do cinema de horror. Beatriz Saldanha conduzirá os participantes por uma jornada desde representações simbólicas em Hollywood até abordagens mais transgressoras, como o impactante Rocky Horror Picture Show.

A atividade ainda destaca realizadores influentes, como Clive Barker e Yann Gonzalez, e discute produções contemporâneas, incluindo a trilogia Rua do Medo (2021) da Netflix.

 

Inscrições Gratuitas

As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 05 de dezembro, ou enquanto houver vagas, através do site mostracrash.com/oficinas.

Festival de cinema inscreve para oficinas gratuitas de horror queer e  trilha sonora – Patricia Finotti

Serviço

15ª edição da Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástica

Quando: de 7 a 10 de dezembro

Onde: Cine Cultura – Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro | Escola Goiana de Desenho Animado

Inscrições gratuitas: mostracrash.com/oficinas

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Dívulgação