Conheça os goianos que são medalhistas olímpicos

Goiás possui medalistas olímpicos nas categorias vôlei e natação

Carla Moreira
Por Carla Moreira
goianos medalistas
Imagem: Dante reprodução/Alchetron Imagem: Carlos reprodução/Olympedia

No dia 26 de julho aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, dando início às competições. Esse ano, o time do Brasil contou com apenas uma representante goiana, a pirenopolina Raiza Goulão que concorreu na modalidade Mountain Bike feminino, mas infelizmente terminou a prova em 28° lugar. No entanto, é interessante saber que, em edições anteriores, alguns atletas goianos conquistaram medalhas olímpicas. Confira a seguir quem são esses representantes goianos que fizeram história nas Olimpíadas.

 

Carlos Jayme 

Goiano natação

Imagem: reprodução/Olympedia

O ex-nadador Carlos Jayme é goiano, nascido na capital do Estado. Ele começou cedo no esporte, com oito anos de idade o atleta nadava no Zitti Escola de Natação, localizado no Setor Sul, e se destacou em provas na categoria mirim. Foi campeão e recordista brasileiro em todas as categorias de 1993 a 1997 e ainda recebeu nestes campeonatos o troféu de melhor índice técnico. Alcançou o ranking mundial juvenil de 1995 e no final de 1998 ficou marcado pela terceira quebra consecutiva do recorde mundial dos 4×100 metros livres em piscina curta pelo revezamento brasileiro. Participou dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e conquistou, junto com Edvaldo Valério, Gustavo Borges e Fernando Scherer, a medalha de bronze no revezamento 4×100 metros nado livre, com a marca de 3 minutos 17 segundos e 40 milésimos de segundo. Essa foi a primeira medalha conquistada por um goiano nas Olimpíadas. 

 

Dante Amaral 

Dante Amaral vôlei

Imagem: reprodução/Alchetron

O ex-jogador de vôlei Dante Amaral é goiano, natural de Itumbiara, e fez parte da seleção brasileira de vôlei por doze anos. Como ponteiro, participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos e conquistou três medalhas: uma de ouro em Atenas, em 2004, e duas de prata, uma em Pequim, em 2008, e a outra em Londres, em 2012. Além disso, Dante foi reconhecido como o melhor jogador em diversas ocasiões. Em sua estreia olímpica, nos Jogos de Sydney em 2000, apesar da eliminação do Brasil pela Argentina, foi eleito o terceiro melhor atacante do torneio pelos organizadores. Sua medalha de ouro é, até hoje, a única conquistada por um atleta goiano.

     Leia mais:

Rebeca Andrade, a maior medalhista do Brasil, conquista mais uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024

Bia Souza acaba de conquistar o primeiro ouro Olímpico para o Brasil

Essa fruta que você (provavelmente) adora ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.