Goiás vive dia de extremos: frio de 12°C no Sul e calor de 36°C no Norte

Quem saiu de casa cedo nesta quinta-feira (25) em cidades do Sul de Goiás precisou recorrer aos casacos. Já no Norte do estado, a realidade foi completamente diferente. Enquanto algumas regiões registraram o amanhecer mais frio do ano, outras enfrentaram temperaturas típicas dos dias mais quentes da estação seca.
O contraste chamou a atenção de meteorologistas e moradores. Afinal, poucas vezes Goiás apresenta diferenças tão expressivas entre suas regiões em um mesmo dia. Em algumas cidades, a variação entre as temperaturas mínimas e máximas chegou a ultrapassar os 20°C.

Foto: Divulgação
O cenário é resultado da atuação de uma intensa massa de ar polar que avançou sobre o Centro-Oeste brasileiro nos últimos dias. Embora a frente fria já esteja se deslocando em direção ao oceano, seus efeitos ainda são sentidos em boa parte do território goiano.
Sul de Goiás registra o amanhecer mais frio do ano
As menores temperaturas do estado foram registradas durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Rio Verde liderou o ranking do frio com mínima de 12°C. Logo depois apareceram Jataí, com 12,1°C, São Simão, com 12,4°C, Mineiros, com 12,8°C, e Catalão, com 13,7°C.
Em Goiânia, os termômetros marcaram 14,2°C, proporcionando uma manhã incomum para muitos moradores da capital.
Leia também: Festival de Cultura Árabe transforma Goiânia com gastronomia, danças e histórias de imigração
Além disso, a sensação térmica ficou ainda mais baixa em áreas abertas e regiões de maior altitude, principalmente devido à atuação dos ventos associados à massa de ar frio.

Foto: Divulgação
Norte de Goiás enfrenta calor intenso e baixa umidade
Enquanto o Centro-Sul sentia os efeitos do frio, cidades do Norte goiano registravam um cenário oposto.
Em Porangatu, por exemplo, a máxima prevista para a tarde chega aos 36°C. O calor se intensifica devido ao predomínio do tempo seco e da forte incidência solar, características típicas desta época do ano.

Foto: Divulgação
Além disso, a umidade relativa do ar deve cair para níveis inferiores a 30% em várias localidades das regiões Norte, Noroeste e Nordeste do estado. O índice é considerado preocupante por especialistas e pode provocar desconforto, irritação nas vias respiratórias e aumento de problemas de saúde.
Risco de queimadas aumenta em Goiás
Outro ponto que preocupa os meteorologistas é o risco elevado de incêndios florestais.
A combinação entre vegetação seca, temperaturas elevadas, ventos constantes e baixa umidade cria condições favoráveis para a propagação rápida do fogo. Por isso, as autoridades reforçam a recomendação para que a população evite qualquer tipo de queimada ou uso do fogo em áreas abertas.
Pequenas ações em Goiás, como descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou realizar queimadas para limpeza de terrenos, podem provocar incêndios de grandes proporções nesta época do ano.
Chuvas perdem força em Goiás
As precipitações associadas à frente fria já começam a perder intensidade.
Nas últimas horas, apenas chuvas isoladas e de baixo volume foram registradas em algumas áreas do Centro-Sul goiano. Enquanto isso, o céu aberto e o sol predominam na maior parte do estado.
A tendência para os próximos dias é de manutenção do tempo firme. As manhãs devem continuar frias em cidades do Sul e do Sudoeste goiano. Por outro lado, as tardes prometem ser cada vez mais quentes e secas nas regiões Norte e Nordeste.
El Niño segue influenciando o clima
Além da massa de ar polar, especialistas seguem monitorando os efeitos do fenômeno El Niño.
Atualmente, as águas do Oceano Pacífico Equatorial permanecem mais aquecidas que a média histórica. Esse comportamento influencia a circulação atmosférica e pode favorecer períodos mais prolongados de estiagem em áreas do Cerrado brasileiro.
Por isso, setores ligados à agricultura, abastecimento de água e meio ambiente acompanham de perto as projeções para o segundo semestre.
Como se proteger durante o tempo seco
Diante do cenário de baixa umidade, algumas medidas simples podem ajudar:
- Beber bastante água ao longo do dia;
- Evitar exercícios físicos nos horários mais quentes;
- Utilizar soro fisiológico para hidratar nariz e olhos;
- Manter ambientes ventilados;
- Evitar exposição prolongada ao sol;
- Não realizar queimadas em áreas urbanas ou rurais.
Enquanto parte dos goianos aproveita o frio para tirar os casacos do armário, outra parcela da população segue enfrentando calor intenso e tempo seco. Um retrato dos contrastes que tornam o clima de Goiás tão surpreendente nesta época do ano.
