Harpista goiana representa Goiás no festival de harpa mais importante do mundo
É a quarta vez que a harpista Aline Araújo representa Goiás no Rio Harp Festival

Goiás será mais uma vez representado no Rio Harp Festival, evento de harpa que reúne harpistas do mundo inteiro, que acontece no Rio de Janeiro. Pela quarta vez, Aline Araújo se apresentará no festival levando o nome do Estado. Ela já se apresentou em 2016, 2017, 2024, e esse ano, ela se apresentará nos dias 21 e 22 de julho.
De acordo com Aline, a sua participação no Rio Harp Festival é fundamental, justamente, por ser o único festival de harpa no Brasil. “Meu coração está a mil por hora, mas feliz por levar um pouquinho de Goiás comigo para os cariocas e estrangeiros, tocar e cantar canções que falam de fé, poesia sobre a vida que tudo pode melhorar se não desistirmos da jornada”, enfatiza.
Para ela, representar Goiás pela 4ª vez é uma honra. “A difusão desse instrumento tem se expandido, aos poucos por aqui. Acredito que não temos três professores de harpa e tive o privilégio de ser aluna do renomado harpista e professor Narcizo Lucena. Estou convicta sobre a minha vocação como harpista e quero fazer bonito para o público, que estiver no festival”, complementa.
A artista já preparou o repertório para as três apresentações que fará no Rio de Janeiro. O primeiro bloco fará com o violinista, Ewerton Candido, onde vão interpretar Vivald, Johann Strauss, Beethoven, Elen Lara, Julliany Souza e Léo Brandão. O segundo bloco com a cantora Sara Araújo, o público irá ouvir “Sonhos” de Ismael Ramos, “O pincel e o Criador” de Alexandre Loro / Luciana Brownie, “Deixa” de Fábio Paixão/Samuel Sabino, além de música sacra e duas autorais de Sara “Depois da Chuva” e “Aleluia”. A última apresentação conta com as obras: Amazing Grace e How Great Thou Art.
A 20ª edição do Rio Harp Festival acontece dia 21, às 12h30 e dia 22, às 16h e às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio (Rua Primeiro de Março 66, 2º andar – Teatro II- Centro); Centro Cultural Justiça Federal -CCJF (Av. Rio Branco, 241- Sala de Sessões) e Assembleia de Deus (R. Carolina Machado, 174 – Madureira). Mais informações no site do evento.
Sobre a harpista
Aline Araújo foi a primeira harpista mulher da Orquestra Sinfônica do Estado de Goiás. A musicista integrou também a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e, em homenagem ao Estado, compôs a música “Uma Harpa no Sertão” , disponível no YouTube.
Aline começou a cantar aos três anos de idade, por incentivo da mãe Sara Araújo, que também é cantora e dividiu palcos com Elis Regina no Clube do Guri, no Rio Grande do Sul. A paixão pela harpa surgiu após assistir uma performance de dois irmãos com o instrumento, na cidade de Jaraguá-GO. Formada em piano erudito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente a musicista estuda canto erudito também na UFG e licenciatura em música na Unicesumar.
SERVIÇO
Harpista Aline Araújo representa Goiás no Rio Harp Festival
Quando: segunda-feira (21/07), às 12h30 e terça-feira (22/07), às 16h e às 19h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio (Rua Primeiro de Março 66, 2º andar – Teatro II- Centro); Centro Cultural Justiça Federal -CCJF (Av. Rio Branco, 241- Sala de Sessões) e Assembleia de Deus (R. Carolina Machado, 174 – Madureira)
Entrada gratuita