Ícone modernista do automobilismo goiano completa 50 anos em 2024

O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado em 1974, é um ícone modernista do automobilismo, com pista segura de 3,820 km e capacidade para 100 mil pessoas.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Autódromo de Goiânia, ícone modernista do automobilismo da capital, completa 50 anos em 2024
Autódromo de Goiânia, ícone modernista do automobilismo da capital, completa 50 anos em 2024

O Autódromo Internacional de Goiânia, um ícone modernista do automobilismo goias, foi inaugurado em outubro de 1974. Projetado pelo arquiteto Silas Varizzo e pelo automobilista Marcos Veiga Jardim, com aconselhamento técnico do bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, o autódromo possui um circuito moderno e seguro, com 3,820 km de extensão e capacidade para 100 mil pessoas.

 

 Além de eventos de automobilismo e motociclismo, o local também é utilizado para shows e festas. Um dos eventos mais marcantes foi a disputa entre Eddie Lawson e Kevin Schwantz em 1988, válida pelo campeonato mundial de motovelocidade na categoria de 500 cilindradas. Em 2011, houve uma proposta para construir um novo autódromo em Senador Canedo, mas a ideia foi abandonada devido a questões legais e sociais

Autodromo de Goiânia. Foto: divulgação

Autodromo de Goiânia. Foto: divulgação

O Autódromo Internacional de Goiânia, nomeado em homenagem a Ayrton Senna, é um marco importante na história do automobilismo brasileiro. Inaugurado em 28 de julho de 1974, este local tem sido palco de diversos eventos de prestígio tanto nacionais quanto internacionais.

 

A história do autódromo, entretanto, não é amplamente documentada. Sabe-se que, desde sua inauguração, o autódromo pertence ao Estado de Goiás e estava sob a responsabilidade do Conselho Estadual de Esportes (CEDEL). Durante o período de sua inauguração, Leonino di Ramos Caiado era o governante da região.

 

Um dos marcos iniciais do autódromo foi sua inclusão no calendário inaugural da Stock Car Brasil em 1979, com Raul Boesel emergindo como vencedor na etapa de Goiânia. Apesar de um hiato de 13 anos fora do circuito da categoria, Goiânia é o terceiro circuito que mais recebeu corridas da Stock Car em sua história, totalizando 42 corridas, um número que iguala o do já inexistente circuito de Jacarepaguá.

 

Além da Stock Car, o autódromo foi palco de provas memoráveis de motovelocidade, com disputas notáveis entre Eddie Lawson e Kevin Schwantz nas categorias 250cc e 500cc em 1988. O local também recebeu eventos de motovelocidade mundial nos anos anteriores e posteriores.

 

Em 2011, surgiu uma proposta controversa para vender o autódromo e construir outro em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia. No entanto, essa ideia foi abandonada devido a questões legais relacionadas ao terreno e à oposição da população, que suspeitava de especulação imobiliária. A família do doador do terreno ameaçou reaver a área na justiça, já que o contrato de cessão exigia o uso do local para fins públicos.

 

Graças a essas circunstâncias, em 2012, sob a administração do governador Marconi Perillo e com a participação de Felipe Massa, um processo de revitalização foi iniciado. Desde então, o autódromo continua a ser um local de destaque para eventos de automobilismo e outras atividades esportivas e de lazer.

 

Atualmente, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna é administrado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL). Mantido em excelentes condições por Roberto Boetcher, ex-piloto de motocross e multicampeão, o autódromo é reconhecido como um dos melhores do Brasil. Além das corridas, o complexo inclui o Parque Marcos Veiga Jardim, com uma pista para kart e instalações para práticas ciclísticas e corridas, sendo uma das praças esportivas mais ativas do estado​​​​​​​​​​.

 

Em julho de 2024, o autódromo completará 50 anos, marcando meio século como um dos principais palcos da velocidade no Brasil. Este aniversário não é apenas uma celebração do autódromo em si, mas também uma homenagem à rica história do automobilismo em Goiás e no Brasil.

O aniversário de 50 anos

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna está prestes a celebrar seu 50º aniversário de inauguração em julho de 2024. Este marco histórico será marcado por uma programação festiva que reconhecerá o valor esportivo e histórico que esta pista representa no cenário do automobilismo nacional e internacional desde 1974. O circuito é amplamente reconhecido como um dos melhores do Brasil, destacando-se pelo seu traçado e níveis de segurança exemplares, além de oferecer uma infraestrutura de alto nível para a realização de eventos.

Os planos para o aniversário incluem um festival automobilístico que visa atrair atenção internacional, com a colaboração da Faugo (Federação Goiana de Automobilismo), CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Este evento promete reunir uma variedade de carros e categorias, proporcionando uma grande festa que esteja à altura da grandiosa história de meio século do Autódromo de Goiânia. A Faugo tem trabalhado incansavelmente para atrair eventos de renome internacional, como a TCR Mundial, a Nascar e a Fórmula Indy, mas aguarda investimentos e modernizações por parte do Governo de Goiás. Com isso, a cidade de Goiânia e o estado de Goiás podem almejar um futuro brilhante, repleto de oportunidades de geração de empregos, aumento de receita e crescimento do turismo, à semelhança do que São Paulo alcançou com Interlagos e a Fórmula 1.

Além disso, outros municípios, como Rio Verde, já estão seguindo o exemplo, lançando seus próprios autódromos para sediar eventos de grande porte a nível local e nacional, contribuindo para a expansão do automobilismo no estado. A expectativa é que o Estado de Goiás dê uma resposta positiva a essas oportunidades e permita que os goianos recebam com entusiasmo grandes competições internacionais no futuro próximo.

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