Inclusivo: Aeroporto de Goiânia oferece banheiros para pessoas com nanismo

Locais estão identificados como ‘banheiros para pessoas com baixa estatura’ e possuem adaptações diferentes de banheiros PNAE

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
5e8c98e053fcb9cc4db5bf7af46382cc

 O Aeroporto de Goiânia está entre os 12 do País, que oferecem banheiros para pessoas com baixa estatura. O termo é usado pela Infraero para identificar o ambiente que atende, além crianças,  servem também para adolescentes e adultos com nanismo. A instituição considera essas pessoas necessitam de adaptações diferentes das que estão disponibilizadas em Banheiros para Pessoa com Necessidade de Assistência Especial (PNAE), que são obrigatórios e possuem barras de segurança, bacia sanitária adaptada e alturas diferentes. 

 

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não possui estatísticas sobre a ocorrência de nanismo na população brasileira. Fala-se em nanismo quando um indivíduo tem altura cerca de 20% menor que a média geral da sua população. Em geral, esses indivíduos têm uma estatura inferior a 1,45 metro, no caso de homens, e 1,40 metro no caso de mulheres. Há o nanismo causado por alterações hormonais ou por mutações genéticas, em que alguns órgãos podem ter tamanho desproporcional em relação à altura da pessoa. 

 

 

Confira a lista disponibilizada pela Infraero:

 

 

 

Aeroporto Internacional de Boa Vista (RR)

 

Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR)

 

Aeroporto Internacional de Manaus (AM)

 

Aeroporto Internacional de Goiânia (GO)

 

Aeroporto de Imperatriz (MA)

 

Aeroporto Santos Dumont (RJ)

 

Aeroporto de Congonhas (SP)

 

Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS)

 

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR)

 

Aeroporto de Londrina (PR)

 

Aeroporto Internacional de Macapá (AP)

 

Aeroporto Internacional de Navegantes (SC).