Lago das Rosas: conheça a história do parque mais antigo de Goiânia
O parque abriga o Zoológico da cidade
Sendo Goiânia a cidade com mais metros quadrados de área verde por habitante (94m²), possui muitos parques. Hoje iremos falar do Parque Lago das Rosas, que faz parte da história do município e abriga, inclusive, o Parque Zoológico.
Você sabia que o Lago das Rosas, foi o primeiro parque da cidade da capital goiana? Ele foi inaugurado nos anos 1940 e é um dos principais pontos de encontro dos goianienses, além de ser um cartão postal da cidade.
A área do parque já foi uma fazenda que, segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (ANMA), foi doada para o município no ano de 1933.
No local nascia um córrego, o Capim Puba. Este nome foi mantido, bem como o da fazenda e do proprietário, Urias Magalhães. Que depois também se tornou o nome de um bairro de Goiânia.
Segundo a mesma agência (ANMA), em 1937, diretores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro orientaram a implementação do Horto Florestal de Goiânia na área onde hoje funciona o parque. O local funcionaria também como um ponto de união entre a cidade de Campinas (atual bairro da capital) e a mais nova capital.
Quatro anos depois, em 1941, foi fundado o Balneário Lago das Rosas, com objetivo de proporcionar lazer à população de Goiânia. O local ganhou um lago cercado de roseiras, justamente daí que vem o nome do parque. O local se tornou um clube popular.
Além disso, o Lago das Rosas já possuiu em sua área, outros dois prédios para uso dos visitantes. O Castelinho, ocupado há décadas por estudantes em suas ações, e um que misturava bar e boate.
Em 1956, o horto foi transformado no Jardim Zoológico de Goiânia. E depois de alguns casos de afogamento, no final dos anos 60, o banho passou a ser proibido no lago.
O Parque Lago das Rosas possui duas estruturas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trampolim, que foi muito utilizado pelos frequentadores e em competições. E também a mureta, que tem aproximadamente 150 metros. Ela tem em seus pilares a figura de uma flor, o símbolo da Rosa dos Ventos. Os dois monumentos foram construídos no estilo Art Déco, como diversos outros em Goiânia.
Para quem não conhece esse parque, já corre conhecer!
*com informações de Prefeitura de Goiânia e Goiás de Norte a Sul
Imagens: reprodução