4 legumes que NUNCA devem ser grelhados, segundo nutricionistas

Conheça os legumes que jamais devem ir para a grelha, de acordo com os nutricionistas.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
legumes que não podem ser grelhados
Foto: Reprodução/ thespruceeats.com

Você adora grelhar alimentos e acha que pode jogar qualquer legume na grelha? Pois é, nem sempre isso é uma boa ideia. Alguns vegetais perdem nutrientes ou até mudam de textura e sabor quando grelhados, não sendo a melhor opção para esse tipo de preparo. Mas calma, isso não significa que você nunca poderá usá-los em suas receitas. Vamos te explicar quais legumes evitar grelhar e por que, segundo o site Minha Vida. Continue a leitura até o final.

1. Abobrinha

A abobrinha é um legume super versátil e pode ser usado de várias formas, mas grelhar pode não ser a melhor delas. Quando exposta ao calor da grelha, a abobrinha libera muita água, o que faz com que ela fique mole, encharcada e sem a textura crocante que muitas pessoas gostam. Isso acontece porque a abobrinha tem um alto teor de água (cerca de 95%), então, ao invés de dourar e ficar firme, ela acaba murchando e perdendo parte do sabor natural.

Além disso, grelhar a abobrinha pode fazer com que ela perca alguns nutrientes importantes. Isso não significa que você deve parar de comer abobrinha, mas talvez escolher outro método de preparo, como refogar rapidamente ou assar no forno, seja mais interessante. Assim, você mantém a textura firme e os nutrientes desse legume.

2. Beterraba crua

A beterraba é conhecida pelo seu sabor adocicado e sua cor vibrante, mas grelhar a versão crua desse legume não é uma boa ideia. Isso porque a beterraba é extremamente dura e densa quando está crua, e a grelha, por ser um método de cozimento rápido, não é capaz de cozinhar esse legume de maneira uniforme. O resultado é uma beterraba que pode ficar queimada por fora e ainda crua por dentro.

Além disso, grelhar a beterraba crua não realça o seu sabor da melhor forma. Para aproveitar tudo o que ela tem a oferecer, uma boa dica é cozinhá-la antes, seja no vapor, fervendo ou assando. Depois de cozida, você pode até adicionar a beterraba à grelha para dar aquele toque de defumado, mas evite o erro de grelhar o legume cru.

3. Pepino é um legume que nunca deve ser grelhado

O pepino é um legume que muita gente adora nas saladas, por ser refrescante e crocante. Mas, quando se trata de grelhar, ele não é uma boa escolha. Isso acontece pelo mesmo motivo da abobrinha: o pepino tem muita água (mais de 95% da sua composição é água), então, ao ser colocado na grelha, ele tende a murchar e perder completamente a sua crocância.

O pepino grelhado também pode ficar com uma textura estranha e um sabor não muito agradável, já que o calor altera suas características naturais. Se você quer aproveitar o pepino em preparações diferentes, que tal incluí-lo em receitas de conservas ou utilizá-lo em sucos refrescantes? Assim, você mantém todas as qualidades desse legume sem correr o risco de deixá-lo molenga na grelha.

4. Tomates (exceto tomates-cereja)

Os tomates, especialmente os maiores e mais suculentos, não são indicados para serem grelhados. Isso porque, assim como a abobrinha e o pepino, eles têm um alto teor de água, o que faz com que percam a firmeza quando expostos ao calor intenso da grelha. O resultado pode ser um tomate que praticamente desmancha, liberando sucos e ficando com uma textura mole e sem muito sabor.

No entanto, uma exceção interessante é o tomate-cereja. Esse tipo de tomate, por ser menor e mais firme, pode ser grelhado sem grandes problemas, oferecendo um toque defumado e mantendo um pouco da sua textura. Já os tomates grandes, como os de salada, são mais delicados e acabam perdendo suas características ao serem grelhados. Para esses, a melhor opção pode ser consumi-los frescos ou em preparações que não exijam tanto calor, como molhos ou assados leves no forno.

Leia mais:

Estudo revela os alimentos mais e menos viciantes (você não vai acreditar!)

Alimentos proibidos pela Anvisa em 2024; lista completa das marcas

Jamais coloque esses 10 alimentos dentro da sua Air Fryer

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.