Museus de Goiás abrem programação especial com arte, memória e sessões raras em VHS

Uma sessão de cinema em VHS. Discos de vinil tocando clássicos da música brasileira. Exposições que aproximam o público da arte contemporânea goiana. E debates sobre memória e patrimônio cultural. A Semana Nacional de Museus chega a Goiás transformando espaços históricos em pontos de encontro entre passado, presente e novas experiências culturais.
A programação acontece entre os dias 18 e 24 de maio e reúne atividades gratuitas em Goiânia. A iniciativa integra a 24ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano traz como tema “Museus: unindo um mundo dividido”.
Além disso, a agenda aposta em formatos que aproximam diferentes públicos dos espaços culturais. Seja por meio da música, da fotografia, do audiovisual ou da história goiana. Sendo assim, a proposta vai além das exposições tradicionais e cria experiências mais sensoriais e interativas.
Em Goiás, participam da programação o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), o Museu Goiano Zoroastro Artiaga (MuZa) e o Museu Pedro Ludovico.

Foto: Secult
Exposição de arte contemporânea abre programação no MuZa
A primeira atividade acontece no dia 19 de maio, no Museu Goiano Zoroastro Artiaga. O espaço recebe uma visita mediada à exposição “Manarairema – Arte Contemporânea em Goiás”, conduzida pelos próprios organizadores da mostra.
A atividade será realizada entre 14h e 16h. Além disso, o encontro pretende aproximar o público dos processos criativos e das reflexões presentes nas obras expostas.

Foto: Secult
A mostra reúne artistas ligados à produção contemporânea goiana e propõe debates sobre território, identidade e pertencimento cultural. Portanto, a experiência deve atrair tanto visitantes habituais quanto pessoas interessadas em descobrir novos olhares sobre a arte produzida em Goiás.
Leia também: Dois gigantes da MPB desembarcam em Goiânia para abrir o Flamboyant In Concert 2026
Cinema em VHS e audição de vinil movimentam o MIS-GO
No Museu da Imagem e do Som de Goiás, a programação mistura memória afetiva e patrimônio audiovisual. No dia 20 de maio, a professora doutora Geórgia Cynara, integrante do LUMINAV/UEG, comanda uma aula aberta acompanhada de sessão VHS dedicada a filmes produzidos em Goiás.
A proposta busca revisitar formatos históricos do audiovisual e, ao mesmo tempo, estimular debates sobre preservação cultural e memória cinematográfica.
Ainda no mesmo dia, o público poderá participar de uma visita guiada à exposição “O Grande Caminho Inca”, em cartaz na Sala Alois Feichtenberger. A mostra apresenta registros visuais e elementos históricos ligados à cultura andina e fortalece o intercâmbio entre patrimônios culturais latino-americanos.
Já no dia 22 de maio, o MIS-GO promove uma atividade voltada aos amantes da música. O espaço receberá uma audição coletiva de discos de vinil com repertórios da música popular brasileira e produções goianas.

Foto: Secult
A experiência aposta na escuta coletiva como forma de valorizar acervos históricos e despertar lembranças em diferentes gerações.
Museu Pedro Ludovico encerra agenda com debate histórico
A programação será encerrada no dia 23 de maio, no Museu Pedro Ludovico, com uma edição especial do projeto “Café com Pedro”.
O encontro contará com palestra do professor mestre Carlos Ugo Giannotti sobre “A (Re)construção da Memória de Dona Gercina: um olhar de seu tempo”.
A atividade propõe uma reflexão sobre a trajetória de Dona Gercina Borges Teixeira e sua importância para a memória política e social de Goiás. Além disso, o debate também amplia discussões sobre patrimônio imaterial e construção da memória coletiva.

Foto: Secult
Ao longo da semana, a expectativa é de que os museus recebam visitantes interessados em experiências culturais mais próximas, acessíveis e conectadas à história goiana.
Serviço
Museu Goiano Zoroastro Artiaga
Visita mediada – Exposição “Manarairema – Arte Contemporânea em Goiás”
– 19 de maio
– 14h às 16h
Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO)
20 de maio
– Aula aberta e sessão VHS – filmes goianos
– 9h às 11h30
– Visita mediada à exposição “O Grande Caminho Inca”
– 14h
22 de maio
– Aula aberta e audição de discos de vinil
– 9h às 11h30
– Entrada gratuita
Museu Pedro Ludovico
– Café com Pedro – Especial
– 23 de maio
– 10h
– Palestra: “A (Re)construção da Memória de Dona Gercina: um olhar de seu tempo”
