Goiânia recebe oficina de teatro gratuita

Oficina acontece dia 05 de agosto

Suzana Goncalves
Por Suzana Goncalves
Juliana Mado em apresentação
imagem: reprodução/ Instagram @madojuliana. Foto do espetáculo "Fantástico Cotidiano"

No XIII Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação, que acontece dia 05 de agosto, a atriz Juliana Mado realizará a “Oficina de Teatros Do Real”,, a partir das 09h, na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). A oficina faz parte do projeto “Mulheridades em Performance”, aprovado no edital de Apoio a Trabalhadores da Cultura em Formação, da Lei Paulo Gustavo. As inscrições para participar da oficina podem ser feitas através do formulário que está disponível no Instagram da atriz (@madojuliana), as vagas são limitadas e não tem pré-requisitos.

 

A abordagem da oficina pretende expor diferentes linguagens do teatro como o documentário, o performativo e o biodrama, entre outros. Terá como foco as teorias das autoras Sílvia Fernandes, Júlia Guimarães Mendes, Josette Fèral e Vivi Tellas. Juliana Mado mostrará o processo de criação da peça “Mulheres da Lagoa”, proporcionando uma experiência prática para o público.

 

O projeto está relacionado à pesquisa de Juliana para seu doutorado na Unesp (Universidade Estadual Paulista), sob orientação de Lúcia Romano. A pesquisa observa a performance de mulheres em festas tradicionais populares na circunstância de montagem cênica. 

 

Sobre Juliana Mado

Juliana  Mado  é  atriz, educadora de arte  e  doutoranda  em  Artes  Cênicas,  pelo  Instituto  de  Artes  da  UNESP.  É  fundadora  da  Cia Ju Cata-histórias, que atua em teatros e em narração  de  histórias  desde  2008.

A atriz frequenta o povoado de Lagolândia, em Pirenópolis, desde 2019, sempre acompanhando as festas dos santos. Em 2022, ela criou um grupo de mulheres para encontros mensais, tendo como objetivo a montagem de um espetáculo. Seu trabalho promove o teatro real, que utiliza histórias, vivências e práticas de mulheres como objeto do espetáculo “Mulheres da Lagoa”, que estreou em novembro de 2023 e já passou por várias cidades, como Lagolândia, Pirenópolis, São Paulo, Goiânia e Brasília.

Serviço:

Oficina de Teatros Do Real

Data: 05 de agosto

Local: Laboratório 2 LAJOTTA – Escola de Música e Artes Cênicas EMAC – UFG Campus II Samambaia

Horário: 9:00 às 12:00

Inscrições: Instagram da atriz: @madojuliana

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.