Orquestra da UFG anuncia apresentação gratuita de obra de Mozart em Goiânia

Goiânia recebe, nesta semana, uma experiência musical que promete emocionar o público. A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Goiás (UFG) abre oficialmente a temporada 2026 com um concerto especial e gratuito. A apresentação acontece no dia 7 de abril, às 20h30, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Centro da capital.
O destaque da noite é uma das obras mais emblemáticas da música clássica. Em celebração aos 270 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart e ao período da Páscoa, a orquestra apresenta o “Réquiem”. Trata-se de uma composição que atravessa séculos e continua a impactar plateias ao redor do mundo.

Foto: Divulgação
Obra clássica ganha nova leitura com formação ampliada
A execução do “Réquiem” envolve orquestra, solistas e coro. Ou seja, o público terá acesso a uma experiência sonora completa. Além disso, a apresentação reforça o compromisso da Sinfônica da UFG com a excelência artística e a democratização da música.
Leia também: Capital vizinha a Goiânia é a que tem mais bares no Brasil
Sob regência do maestro Alexandre Muratore Gonçalves, o concerto propõe uma interpretação que valoriza tanto o rigor técnico quanto a sensibilidade musical. Dessa forma, a apresentação busca dialogar com diferentes públicos, inclusive aqueles que têm pouco contato com a música erudita.

Foto: Divulgação
Orquestra une formação acadêmica e impacto cultural
Criada em novembro de 2025, a Sinfônica da UFG nasce com uma proposta ampla. A iniciativa reúne estudantes, professores, egressos e músicos convidados. Ao todo, são 142 integrantes, entre instrumentistas, cantores e equipe de apoio.
Além disso, o projeto vai além do palco. Ele atua como ferramenta de formação e transformação social. Ao mesmo tempo, fortalece a cena cultural de Goiás. Enfim, a orquestra se consolida como um espaço que integra ensino, arte e comunidade.
A proposta também busca valorizar diferentes repertórios. Embora preserve o patrimônio da música clássica, a Sinfônica abre espaço para produções brasileiras e latino-americanas. Portanto, constrói uma identidade própria e conectada com o território.

Foto: Divulgação
Música clássica ganha espaço acessível ao público
Outro ponto que chama atenção é o acesso gratuito. Em um cenário em que eventos culturais muitas vezes têm custo elevado, a iniciativa amplia o alcance da música erudita. Sendo assim, mais pessoas podem vivenciar uma apresentação desse porte.
Por fim, o concerto de abertura reforça uma tendência importante. Experiências culturais acessíveis, de qualidade e em espaços simbólicos da cidade ganham cada vez mais espaço. E Goiânia segue ampliando sua agenda nesse sentido.
Serviço
Concerto de Abertura – Sinfônica da UFG
Data: 7 de abril de 2026
Horário: 20h30
Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria – Centro, Goiânia
Entrada: Gratuita
