Orquestra da UFG anuncia apresentação gratuita de obra de Mozart em Goiânia

Otávio Augusto Ribeiro
Por Otávio Augusto Ribeiro
Orquestra da UFG anuncia apresentação gratuita de obra de Mozart em Goiânia
Foto: Divulgação

Goiânia recebe, nesta semana, uma experiência musical que promete emocionar o público. A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Goiás (UFG) abre oficialmente a temporada 2026 com um concerto especial e gratuito. A apresentação acontece no dia 7 de abril, às 20h30, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Centro da capital.

advertising

O destaque da noite é uma das obras mais emblemáticas da música clássica. Em celebração aos 270 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart e ao período da Páscoa, a orquestra apresenta o “Réquiem”. Trata-se de uma composição que atravessa séculos e continua a impactar plateias ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

advertising

Obra clássica ganha nova leitura com formação ampliada

A execução do “Réquiem” envolve orquestra, solistas e coro. Ou seja, o público terá acesso a uma experiência sonora completa. Além disso, a apresentação reforça o compromisso da Sinfônica da UFG com a excelência artística e a democratização da música.

Leia também: Capital vizinha a Goiânia é a que tem mais bares no Brasil

Sob regência do maestro Alexandre Muratore Gonçalves, o concerto propõe uma interpretação que valoriza tanto o rigor técnico quanto a sensibilidade musical. Dessa forma, a apresentação busca dialogar com diferentes públicos, inclusive aqueles que têm pouco contato com a música erudita.

Orquestra

Foto: Divulgação

advertising

Orquestra une formação acadêmica e impacto cultural

Criada em novembro de 2025, a Sinfônica da UFG nasce com uma proposta ampla. A iniciativa reúne estudantes, professores, egressos e músicos convidados. Ao todo, são 142 integrantes, entre instrumentistas, cantores e equipe de apoio.

Além disso, o projeto vai além do palco. Ele atua como ferramenta de formação e transformação social. Ao mesmo tempo, fortalece a cena cultural de Goiás. Enfim, a orquestra se consolida como um espaço que integra ensino, arte e comunidade.

A proposta também busca valorizar diferentes repertórios. Embora preserve o patrimônio da música clássica, a Sinfônica abre espaço para produções brasileiras e latino-americanas. Portanto, constrói uma identidade própria e conectada com o território.

Foto: Divulgação

Música clássica ganha espaço acessível ao público

Outro ponto que chama atenção é o acesso gratuito. Em um cenário em que eventos culturais muitas vezes têm custo elevado, a iniciativa amplia o alcance da música erudita. Sendo assim, mais pessoas podem vivenciar uma apresentação desse porte.

Por fim, o concerto de abertura reforça uma tendência importante. Experiências culturais acessíveis, de qualidade e em espaços simbólicos da cidade ganham cada vez mais espaço. E Goiânia segue ampliando sua agenda nesse sentido.

Serviço

Concerto de Abertura – Sinfônica da UFG
Data: 7 de abril de 2026
Horário: 20h30
Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria – Centro, Goiânia
Entrada: Gratuita

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Newsletter

Receba as melhores dicas e notícias da cidade na palma da mão!

    Qual a nota desse conteúdo?

    De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura:

    PublicidadePublicidade