Arquivo Nacional revela registros de pilotos sobre possíveis OVNIs no Brasil

Documentos recém liberados pelo arquivo Nacional trazem relatos de pilotos brasileiros sobre avistamentos de possíveis OVNIs em diversas regiões do Brasil

Cris Soares
Por Cris Soares
OVNIs brasil pilotos
Foto: reprodução internet

O Arquivo Nacional disponibilizou ao público relatos de avistamentos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) feitos por pilotos brasileiros ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB). Os registros, datados de 2023, descrevem avistamentos de luzes durante voos em diversas regiões do país.

Em 2023, foram registrados 30 avistamentos de OVNIs, segundo os documentos compartilhados. Os relatos incluem observações feitas na região Sul, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em janeiro, um piloto que voava de Ilha Comprida (SP) para Navegantes (SC) relatou ter observado quatro ou cinco luzes brancas movendo-se rapidamente acima do oceano. As luzes variavam em luminosidade e distância entre si, além de realizar movimentos circulares.

O piloto destacou que a movimentação dos objetos não correspondia a satélites, lixo espacial ou qualquer fenômeno conhecido. Outro relato, feito durante a descida para pouso em Porto Alegre (RS), descreve quatro luzes brancas e verdes estáticas, maiores que estrelas, que desapareciam e reapareciam em posições diferentes.

Em agosto de 2023, um piloto que sobrevoava Belém (PA) relatou ter avistado dois pontos luminosos amarelados. A informação foi verificada com o Centro de Controle de Área (ACC), que confirmou a ausência de aeronaves orbitando a cidade no momento. No Mato Grosso, outro piloto relatou ver três pontos luminosos brancos movendo-se horizontal e verticalmente, caso similar a um ocorrido em Porto Alegre.

Apesar da divulgação de diversos relatos ao longo dos anos, não há comprovação de que os objetos avistados sejam de origem extraterrestre. Especialistas sugerem que podem se tratar de satélites, drones, estrelas ou fenômenos naturais.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.