Goiás é destaque como rota frequente de OVNIs no Brasil

Dados do Comando da Aeronáutica Brasileira indicam estado como o sexto com mais avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados

Julia Macedo
Por Julia Macedo
WhatsApp Image 2024 10 08 at 16.07.21
Foto: banco de imagens

Goiás recebe muitas visitas especiais, que vão desde cantores da indústria internacional à turistas “enigmáticos”. De acordo com dados do Comando da Aeronáutica Brasileira, o estado é o sexto com maior número de avistamentos de OVNIs no país.

Entre os anos de 1954 a 2018, foram registradas 48 aparições. Nesse mesmo período, o Brasil contabilizou 743 ocorrências, ao todo.

O Pará, localizado a cerca de 1.950km de Goiânia, lidera o ranking com 133 registros, seguido pelo Distrito Federal, que soma 108 avistamentos. São Paulo ocupa a terceira posição, com 103 relatos, enquanto Paraná e Rio Grande do Sul documentaram 96 e 50 avistamentos, respectivamente. 

OVNIs em Anápolis

O capitão aviador do Centro de Operações Aéreas na Base de Anápolis, Zander Nogueira Martins, narra em depoimento que às 11h da manhã do dia 23 de março de 1982, um OVNI foi avistado no imenso céu goiano. No momento, uma aeronave F-103 executava loops sobre o aeródromo de Anápolis. 

“A olho nu, o objeto tinha uma forma circular, de cor branca, tendendo para prata. Visto com binóculo, a forma era a mesma, porém, mais brilhante, por vezes se apresentando avermelhado, com tendência para dourado. […] A curiosidade de um e de outro fez com que a maioria das pessoas na Base Aérea de Anápolis vissem o objeto, inclusive o autor deste documento”, documentou o capitão.

Foram realizadas checagens para detecção de balões sondas e satélites artificiais na região, além de contato de radar. Nenhuma das ações obteve resultado. 

Misticismo em cidades de Goiás é atrativo para visitantes não identificados

Localizado a aproximadamente 250 km de Goiânia, Alto Paraíso de Goiás é um dos destinos mais emblemáticos do misticismo em Goiás. O local atrai inúmeros visitantes em busca de conexão com a natureza e espiritualidade. De acordo com os comerciantes da região, o encantador município goiano despertou a curiosidade até de extraterrestres que, em 2021, decidiram visitar a região. Para eles, esses avistamentos estão relacionados ao fato de o município ser atravessado pelo Paralelo 14 – uma linha imaginária associada a fenômenos paranormais. 

Extra-turismo em Goiás

Três anos após a visita a Alto Paraíso, os objetos voadores não identificados foram vistos em Valparaíso, cidade posicionada a pouco mais de 70 km da Capital. O OVNI apresentava cores vermelhas e verdes, gerando comentários entre os observadores.

As noitadas pelo Brasil

A noite de 19 de maio de 1986 ficou marcada na história como um dos mais emblemáticos episódios de avistamentos de OVNIs. Aquela foi “A Noite dos OVNIs”.

Na ocasião, dezenas de testemunhas, incluindo militares, relataram ter visto 21 objetos voadores não identificados nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Assim que os relatórios chegaram à Base Aérea de Anápolis, três jatos Mirage foram acionados com um único objetivo: interceptar uma possível ameaça externa. Caças da base aérea fluminense, em Santa Cruz, também entraram em ação para oferecer auxílio aos pilotos goianos. 

Ao longo de 4 horas, cinco caças perseguiram os pontos luminosos, mas não conseguiram acompanhar os objetos de perto. A cada mínima aproximação, os OVNIs entravam em aceleração, com velocidade equivalente a 18.375 km/h – 15 vezes maior que a velocidade do som.

Segundo os pilotos, as luzes pareciam zombar deles, voando de forma organizada ao redor dos caças, como se fizessem uma escolta. Os profissionais declararam que os OVNIs eram como pontos luminosos enormes, com pelo menos 100 metros de diâmetro. 

“Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados”, diz um relatório.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.