8 Passeios para conhecer a capital goiana na essência

Goiânia tem diversos passeios além do sertanejo

Roberto Vieira
Por Roberto Vieira
8 Passeios para conhecer a capital goiana na essência
Foto: Quinto Andar

A capital do estado, Goiânia, tem uma infinidade de coisas para fazer além de barzinhos e sertanejo. Uma cidade atualmente com 90 anos de muita história e rica cultura está repleta de passeios diferentes dos tradicionais barzinhos.

Do contato com a natureza e a apreciação da arquitetura, os passeios da cidade oferecem lugares capazes de encher os olhos e o coração de orgulho.

Confira passeios para resgatar um pouco o porquê de ser goiano:

1. Andar de patins no Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais situado na região sul da cidade, inaugurado em 2006. Composto pela Esplanada da Cultura, praça de 26 mil metros quadrados, destinada a exposições, apresentações artísticas, eventos e shows, virou opção de lazer para os goianos que gostam de curtir os finais de semana andando de patins, skate ou mesmo soltando pipas.

Foto: Diário de Goiás

Horário: 08:00 / 12:00 e 14:00 / 17:00
Funcionamento: Segunda a sexta
Endereço: GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3201-7610

2. Conhecer o Museu Pedro Ludovico Teixeira 

Antiga residência do fundador de Goiânia, possui no acervo objetos pessoais, fotos, documentos originais e biblioteca. A casa mantém os móveis originais, um amplo quintal e pomar repleto de árvores frutíferas e até uma piscina, tudo como o dono deixou quando morreu, em 1979. 

Foto: TripAdvisor

Horário: Dias de semana: 09:00 a 17:00 e fins de semana 09: a 12:00 / 13:00 a 17:00
Funcionamento: Terça a domingo
Endereço: R. Dona Gercina Borges Teixeira, 133 – St. Central, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3201-4678

3. Visitar a Praça cívica

A praça é considerada como o marco inicial da construção da capital. Foi levantada em 1933 e abriga o Palácio das Esmeraldas, o Palácio Pedro Ludovico, o Museu Zoroastro Artiaga, o Monumento às Três Raças e o Coreto. Por lá você pode entrar em contato com a história goiana e apreciar a beleza do local, curtir o museu e até mesmo andar de bicicleta nos finais de semana.

Foto: Lab Notícias

Funcionamento: Aberto 24 horas
Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central, Goiânia – GO

4. Tirar uma foto na Praça do Sol

A tradicional Praça do Sol no Setor Oeste é conhecida por abrigar todos os domingos a Feira do Sol. É o primeiro espaço público de Goiânia concebido para receber com conforto pessoas com necessidades especiais, idosos e animais de estimação. No centro da praça também tem uma escultura, construída em concreto, com uma altura estimada em dois metros. Vale a visita e a foto.

Funcionamento: Aberto 24 horas
Endereço: R. 9, s/n – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-100
Telefone: (62) 3524-1000

5. Fazer compras na feira da lua

A cultura das feirinhas é muito forte na cidade, e uma das mais tradicionais não poderia ficar de fora dessa lista. A feira da lua acontece todos os sábados a partir das 16h na Praça Tamandaré.

Foto: Portal dia Online

Horário: 16:00 a 22:00
Funcionamento: Sábado
Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 640 – St. Oeste, Goiânia – GO

6. Explorar o Memorial do Cerrado

Unindo história, cultura e natureza, o Memorial do Cerrado é um museu diferente dos tradicionais: com muita área verde e contato direto com a fauna e a flora goianas, o passeio no local é quase obrigatório – para turistas ou moradores da capital. Considerado um dos lugares mais bonitos da capital, o complexo fica no Campus II da PUC Goiás, foi criado em 1999 e reúne diferentes espaços que narram a história da Terra, do Brasil e de Goiás. Em um terreno de quase 50 mil metros quadrados rodeado de verde e belezas naturais, os visitantes podem conhecer as exposições, espaços, fazer trilhas e desfrutar da proximidade com a natureza.

Foto: Museu do Cerrado

Horário: 08:00 a 17:00
Funcionamento: Dias da semana
Endereço: Av. Engler, s/n – Jardim Mariliza, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3946-1723

7. Curtir um happy hour no Mercado da 74

Nada melhor do que curtir um show com petiscos e cerveja gelada em um dos mais tradicionais lugares da cidade. E o Mercado da 74 oferece durante a semana uma programação gratuita para todos os gostos, com aquelas comidinhas mega especiais. E não para por aí! Tem cerveja gelada, música ao vivo e entrada gratuita que garantem a diversão plena a todos que comparecerem. Os shows começam às 19h e toda semana tem programação nova.

Foto: Letícia Coqueiro

Horário: 07:00 a 23:00
Funcionamento: Segunda a sábado
Endereço: R. 74, 329 – St. Central, Goiânia – GO, 74045-020
Telefone: (62) 3233-0900

8. Dar uma volta no Bosque dos Buritis 

Um dos mais antigos e tradicionais parques de Goiânia, o Bosque dos Buritis abriga o Museu de Artes, o monumento à Liberdade feito pelo artista plástico Siron Franco, além de ter uma rica vegetação e de fauna silvestre composta por pássaros e micos que fazem do bosque seu refúgio. Possui dois lagos (um deles com fonte luminosa), pista de cooper, caminhos internos, mirante, parque infantil e estação de ginástica.

Foto: TripAdvisor

Funcionamento: Aberto 24 horas
Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-010
Telefone: (62) 3524-6392

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.