Pesquisa diz que dieta low carb não é mais eficaz alimentação que saudável com carboidrato

No estudo foram avaliados 7 mil voluntários

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
4cf5043df77c75ee182fde1623e7b437

Uma  pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, e da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, na Inglaterra. apontou que a dieta low carb, que reduz consideravelmente a quantidade consumida de carboidratos, não apresenta níveis significativos de emagrecimento em comparação a dietas saudáveis com concentrações maiores do maiores do macronutriente. 

 

Para o estudo foram avaliados 7 mil voluntários.  Nele, foram analisadas dietas com baixíssimos índices de carboidratos (menos de 50 gramas por dia, ou menos de 10% de sua energia total), pouco carboidrato (entre 51 e 150 gramas por dia, ou menos de 45% de energia total) e aquelas com carboidratos “equilibrados” (mais de 150 gramas por dia, ou entre 45 e 65% de sua energia total).

 

A análise focou em adultos com sobrepeso e naqueles com diabetes. No primeiro grupo, quem seguiu dieta low carb por 3 a 8 meses perdeu cerca de 1 kg a mais do que quem adotou uma dieta equilibrada. A longo prazo, após 1 a 2 anos, a diferença caiu para menos de 1 kg. Já em pessoas com diabetes, dietas de 3 a 6 meses apresentaram diferença de 1,3 kg. Em dietas mais longas, de 1 a 2 anos, não foram observados índices diferentes.

 

Segundo a equipe, não foram identificadas vantagens em outros parâmetros de saúde, como alterações de colesterol, queda de açúcar no sangue e controle de pressão arterial.