Por que cidades goianas registram chuvas em época tradicionalmente seca e árida ?

A inesperada presença de chuvas em Goiás durante a estação tradicionalmente seca levanta questões sobre mudanças no padrão meteorológico da região

Ana Karoline
Por Ana Karoline
697094983f5cf3ab24bb4ccc66ff56dc

Goiás, uma região que há anos tem sido marcada por seu clima seco e temperaturas elevadas entre agosto e setembro, está desafiando suas próprias tradições climáticas. A famosa estiagem do centro-oeste, que tem sido tema recorrente em notícias e preocupações ambientais devido ao alto risco de queimadas, parece ter dado uma pausa inesperada este ano.

Ao longo dos registros históricos, agosto e setembro são conhecidos por baixas taxas de umidade e céu claro. Mas 2023 trouxe uma reviravolta: precipitações surpreendentes, que chegaram em um momento em que a terra e a flora, cansadas da secura, mais necessitam de alívio. Esta mudança não só desperta curiosidade, mas também suscita debates sobre as mudanças climáticas, a variabilidade meteorológica e seus impactos no ecossistema e na vida dos habitantes locais.

 

O porquê da chuva fora de época?

Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a chuva fora de época se deve à chegada de uma massa de ar mais fria vinda do sul do país.  De acordo com informações obtidas pelo Curta Mais, o  sinal de início da frente fria foi a nuvem de poeira que foi vista na capital e em algumas cidades do estado no sábado, 19 de agosto.  O meteorologista André Amorim destacou que o fenômeno acontece devido a climatologia em algumas localidades, mas não é uma situação rara de acontecer. 

 

Goiânia: Previsão climática para Terça-feira (29) indica variações inesperadas

A capital de Goiás, que tem sido palco de surpreendentes alterações climáticas, aguarda uma terça-feira repleta de variações meteorológicas. Mesmo sob a luz solar predominante, a cidade pode esperar por momentos de nebulosidade e pancadas de chuva.

A influência da umidade vinda do norte do Brasil, combinada com as altas temperaturas locais, pode propiciar o surgimento de chuvas esparsas em determinadas regiões de Goiás. Este cenário é corroborado pelas informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Para os goianienses, a expectativa é de calor, com termômetros podendo marcar até 32°C, e um índice de umidade relativa do ar oscilando entre 35% e 85%. Esta combinação de fatores, ainda que rara para o período, evidencia a imprevisibilidade climática que a região tem enfrentado.

 

Créditos da imagem de capa: Rádio Rio Vermelho 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

>Veja Também<

https://www.curtamais.com.br/goiania/saiba-onde-fazer-cursos-gratuitos-de-tecnologia-em-goias

https://www.curtamais.com.br/goiania/10-mil-vagas-veja-como-descolar-o-primeiro-emprego-no-governo-de-goias

https://www.curtamais.com.br/goiania/dia-do-gamer-achadinhos-em-goiania-para-voce-montar-um-setup-dos-sonhos

https://www.curtamais.com.br/goiania/123milhas-e-o-4-site-de-turismo-mais-acessado-pelos-brasileiros