Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia tem arquitetura fascinante e história ligada ao crescimento da capital

Ashbel Green formulou as bases da Igreja Presbiteriana no Brasil em 1862

Julia Macedo
Por Julia Macedo
2ea64e93234dc48f1e25bdd6cdda5a38

O rompimento do sacerdote agostiniano Martinho Lutero com a Igreja Católica resultou no surgimento da Igreja Protestante. Esse movimento de separação e o surgimento de uma nova igreja ficou conhecido como Reforma Protestante, em 1517.

A quebra de relações resultou no surgimento de muitas casas de orações e, dentre elas, a Igreja Presbiteriana. Esta acredita no ser predestinado, na pessoa que já nasce condenada à perdição e em outros que já chegam ao mundo destinados à benção da salvação. O homem, em toda sua origem formulada por pecados, não é digno de conhecer essas decisões ou, tão pouco mudá-las.

Para não viver em agonia por não conhecer seu destino pré-determinado, o crente deve seguir a palavra sagrada e se manter em um caminho de fé. No Brasil, essa crença formulava-se em 1862. O missionário Ashbel Green Simonton recebeu confissões de fé por parte de duas pessoas e firmou ali, no segundo andar de um prédio no Rio de Janeiro, a organização da Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil.

Naquele mesmo ano, o missionário Ashbel Green formulou as bases da Escola Domenical, um jornal, um Presbitério e um Seminário. A Igreja Presbiteriana foi a primeira reformulação da igreja protestante a chegar ao país e estabelecer bases fortes.

A Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia só foi fundada anos mais tarde, em 1935. O Reverendo Antônio Nunes de Carvalho, até então residente de uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, chegou a Goiânia com a missão de fundar aqui uma congregação presbiteriana.

primeira

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Naquele momento, a Igreja foi fundada em Campinas sendo frequentada por cinco famílias. Pouco depois, chegaram mais duas famílias, o que exigiu a mudança da igreja para o bairro Botafogo e, em sequência, para o Bairro Popular na Rua 55. 

Igreja

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Foi só em 1938 que Divino José de Oliveira, ainda longe de seu cargo como pastor, doou o terreno da Rua 68 no Setor Central para a Congregação Presbiteriana. 

igreja

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Arquitetura

O estilo arquitetônico das Igrejas Presbiterianas transitam entre o romântico e o neogótico. A Igreja conta com interior livre de adornos e vitrais multicoloridos.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Pauta desenvolvida pela estagiária de jornalismo Julia Macedo com a supervisão da jornalista Fernanda Cappellesso.