Primeiro aeroporto de Goiânia se transformou em uma praça histórica em um dos principais bairros da cidade

A Praça do Avião está localizada no Setor Aeroporto envolta por bares, restaurantes e padarias

Julia Macedo
Por Julia Macedo
ebe8f77045c652aa89de9010d954a11b

O primeiro aeroporto de Goiânia estava localizado onde hoje se encontra a Praça Santos Dumont, no Setor Aeroporto. Com um projétil de aeronave em seu centro, a réplica do 14-bis faz menção à primeira aeronave construída por Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação.

O monumento fez com que a praça fosse carinhosamente apelidada pelos goianos como Praça do Avião. Construído pelo artista Fernando Nolêtho, a réplica busca homenagear o aviador brasileiro. Antes desse, o primeiro monumento a ser colocado na praça correspondia ao modelo F8 Gloster utilizado demasiadamente na época pela FAB (Força Aérea Brasileira). 

Praça

 

História do Aeroporto

Construído na década de 1930, a Praça do Avião era na verdade o Aeroporto de Goiânia. O formato de cruz abrigava as pistas de pouso e decolagem. Uma dessas pistas deu lugar a Avenida República do Líbano. A região central do Aeroporto é, atualmente, a localização exata da praça.

aeroporto


A divulgação da capital, iniciativa de Pedro Ludovico Teixeira, resultou na ampliação do número populacional de Goiânia. Esse crescimento influenciou no aumento estrutural da capital, de forma direta. O primeiro aeroporto de Goiânia ficou pequeno para a demanda. Dessa maneira foi preciso aposentá-lo, para que o Aeroporto de Goiânia fosse construído em espaço mais amplo.

Uma vez aposentado, o antigo aeroporto deu espaço à praça. Famoso ponto turístico da capital e preservando uma grande história de desenvolvimento, a Praça Santos Drummond foi fundada em 1969.

O point passou por importante reforma estrutural de restauração em 2013. Fernando Nolêtho foi o responsável por comandar as obras de revitalização para que nenhum detalhe original fosse perdido.

Atualmente, a praça é um importante centro de lazer da região. Com playground infantil, o espaço de lazer abriga ainda estação de ginástica, pistas esportivas e de skate, além de área verde. O local também serve de palco para uma feira ao ar livre nas noites de quarta-feira, e os tradicionais pitdogs.

 

Leia também:

Confira o projeto arquitetônico da prefeitura de Goiânia feito em 1940 e que nunca saiu do papel

 

Cidade histórica do interior de Goiás tem casarão abandonado que foi foi levantado por espanhóis e é uma verdadeira preciosidade arquitetônica