Segunda maior encenação da Paixão de Cristo do Brasil acontece em Goiânia

O diretor do evento, Padre Marcos Rogério destaca que para o ano de 2024, o público poderá esperar grandes emoções, com uma grandiosa estrutura física

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
423160438 416942267353274 7678075087928500744 n
Foto: PASCOM ASSUNÇÃO

A Semana Santa, que acontece neste mês de março, é um momento sagrado para os cristãos, e a encenação da Paixão de Cristo é um dos momentos mais marcantes e tradicionais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Em parceria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô e Grupo Teatral Nosso Dom Vem de Deus, os artistas já estão realizando todos os ensaios para a realização da 28º edição do espetáculo que reúne milhares de pessoas.

O evento será realizado na sexta-feira da paixão, dia 29 de março, às 19h, no estacionamento do Clube dos Bancários em Goiânia, e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Ao todo, o espetáculo conta com uma equipe que supera mais de 350 fiéis voluntários que assumem o papel de atores, dançarinos, diretores e equipe de produção, todos membros da comunidade que se preparam e dedicam meses para realizar o que é considerado o maior espetáculo da via sacra do Centro-Oeste, podendo ser considerada a segunda maior apresentação do Brasil contabilizando o público presente em um único dia.

O diretor espiritual, Padre Marcos Rogério, destaca que para o ano de 2024 o público poderá esperar grandes emoções, com uma grandiosa estrutura física que deve atender confortavelmente o público presente no evento, com áreas reservadas para cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais, arquibancadas, cadeiras, praça de alimentação, e um amplo espaço para integração de toda a comunidade.

A previsão de público presente é de mais de 20 mil pessoas, além da transmissão ao vivo pela pelo Youtube e redes sociais, que em edições anteriores já contabilizaram um acesso de mais de 100 mil pessoas simultaneamente.

A tecnologia, efeitos especiais, painéis de led de alta resolução, e a cenografia do evento serão os grandes diferenciais da encenação, trazendo uma ambientação completa para cada cena apresentada. Toda a caracterização e figurinos são confeccionados pela equipe voluntária do espetáculo, com a fabricação de mais de 117 vestimentas com inúmeros detalhes para trazer a realidade dos momentos vivenciados à época.

A encenação traz, ainda, vários ícones da cultura goiana, como os farricocos da procissão do fogaréu, folia de reis, momentos de artes circenses, tecido acrobático e ainda vários momentos com a integração do público presente.

Este grandioso trabalho de fé, cultura e arte conta com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal, patrocínio das empresas Fórmula e Saga, e apoio da Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia, AT+G Produções e Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás.

Além da representatividade da fé e da devoção, o evento mantém viva a tradição goiana, incentiva a comunidade à participação em ações culturais e movimenta e economia com caravanas vindo de cidades do interior do estado, incentivando o comércio local, setor hoteleiro, gerando vagas de empregos e visibilidade para o estado.

Foto: PASCOM ASSUNÇÃO

Expectativa para divulgação da imagem do Totus Tuuss

No dia da encenação da Paixão de Cristo acontece a divulgação oficial de qual imagem virá para fazer parte da edição anual do Totus Tuus, que é o maior evento Mariano do Centro-Oeste, realizado no Goiânia Arena.

A 8º edição do evento é uma celebração da fé católica, organizado pela Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia e Paróquia Nossa Senhora da Assunção em parceria com outras organizações, com a expectativa de reunir milhares de pessoas. A expectativa pela divulgação da imagem é um dos momentos chaves na encenação da Paixão de Cristo.

Programação Semana Santa

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção tem uma programação completa da Semana Santa para que os fiéis possam acompanhar desde o Domingo de Ramos, no dia 24 de março, até o domingo de Páscoa, no dia 31 de março.

Em diversos horários ao longo da semana serão realizadas Procissões, Missas, Celebrações, Santa Ceia, Adoração, Contemplação, Vigília e a tradicional encenação da Paixão de Cristo.

Confira a programação completa abaixo:

DOMINGO DE RAMOS – 24/03

07h00 – Procissão de Ramos saindo da Com. N. Sra. Da Piedade rumo a Matriz Assunção.

07h30 – Missa de Ramos

10h00 – Missa de Ramos

19h30 – Missa de Ramos

 

SEGUNDA-FEIRA SANTA – 25/03

19h30 – Missa

 

TERÇA-FEIRA SANTA – 26/03

19h30 – Celebração Penitencial

 

QUARTA-FEIRA SANTA – 27/03

19h00 – Procissão do Encontro: Saindo da Com. N. Sra. Aparecida – São Judas e da Com. N. Sra. Da Piedade – Morada do Bosque, rumo à Matriz Assunção.

19h30 – Missa

 

QUINTA-FEIRA SANTA – 28/03

19h30 – Santa Ceia do Senhor (Missa do Lava-pés)

21h – Adoração

 

SEXTA-FEIRA SANTA – 29/03

09h00 às 11h00 – Oração com os Jovens

15h00 – Adoração da Cruz | Início da Novena da Divina Misericórdia

18h00 – Contemplação das Dores de Nossa Senhora

19h00 – ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

 

SÁBADO SANTO – 30/03

09h00 às 11h00 – Contemplação do Senhor Morto

15h00 – 2º dia da Novena da Divina Misericórdia

19h30 – Vigília Pascal (Clube dos Bancários)

 

DOMINGO DE PÁSCOA – 31/03

07h30 – Missa Pascal

10h00 – Missa Pascal com as crianças

15h00 – 3º dia da Novena da Divina Misericórdia

19h30 – Missa Pascal (Clube dos Bancários)

 

 

Serviço:

Encenação da Paixão de Cristo 2024 em Goiânia

Quando: 29 de março de 2024

Horário: 19h

Onde: Estacionamento do Clube dos Bancários – Av. Planície, 454 – Vila Itatiaia

Entrada: doação de 1kg de alimento não perecível

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.