Serranópolis: uma das mais importantes regiões arqueológicas do continente
Aldeias Ecológicas, Grutas, 40 lagos, Museu de História Natural


Serranópolis pode ser considerada uma das mais importantes regiões arqueológicas do continente pela quantidade de pequenas grutas com vestígios de ocupação e pelo bom estado de conservação do material lá encontrado, seja na superfície ou em escavações. O ecoturismo, aliado a atrações arqueológicas e pesquisas, atrai turistas de todo o estado e do mundo inteiro.
A cidade que fica a aproximadamente 370 km de Goiânia, possui grandes atrativos turísticos como a Aldeia Ecológica Guardiões do Cerrado; lagoas; Museu de História Natural da Serra do Cafezal; Armazém da Cultura; Gruta Casarão de Pedra; Serra do Cafezal; Sítio Arqueológico (Pousada das Araras); Sítio Arqueológico (Gruta I do Diogo); Gruta II do Diogo; Morro da Bandeira; Morro do Baú; Morro da Mesa Serra Azul; Morro do Peão; Cachoeira do Corcovado; Cachoeira do Canguçú; Cachoeira da Barra do Douradinho; Cachoeira da Ponte de Pedra.
(foto: tripadvisor)
Com médias anuais de 22 °C, o clima da cidade de junho e agosto são os meses mais secos do ano, enquanto os meses de dezembro a março se caracterizam por serem os mais chuvosos.
Há 11 mil anos o local onde hoje é a cidade de Serranópolis já era habitado. Nas grutas existem muitos vestígios da ocupação do homem paleo-Índio, escavados pela UCG e UFG. Além dos povos antigos, também foram encontrados indícios de ocupantes do século XX, totalizando mais de 550 gerações de homens habitando a região.
Cachoeira Canguçu e Gruta do Diogo
(Fonte: danielaortega9.blogspo)
A Gruta do Diogo é a mais famosa das cavidades naturais da região de Serranópolis (GO), pelo fato de ter sido alí que se encontrou o esqueleto mais antigo do Brasil – o Homem de Jataí, com datação indicando 11 mil anos. Este esqueleto estaria no museu Histórico de Jataí. As pesquisas estão paradas, por falta de recursos para as universidades tocarem seus projetos. A Gruta do Diogo fica no paredão das serras do mesmo nome, onde também há inscrições rupestres.
Flutuação
(fotos: Pousada das Araras)
A flutuação pode ser feita na Pousada das Araras, no qual eles disponibilizam os materiais apropriados para atração (snorkel, máscara e colete).
Gruta das Araras
Um abrigo onde passaram 550 gerações primitivas com enorme quantidade de pinturas rupestres. Uma riquíssima experiência nos aspectos de fauna e flora. Este percurso também pode ser feito pela Pousada das Araras.
Confira fotos de vários pontos da cidade:
Onde hospedar:
Hotel Andorinha
Endereço: Rua Gerson Chaves Neto – Centro
Fone: (64) 3668-1031
Hotel Imperial Norte Sul
Endereço: Av. Major João Joaquim de Lima – Centro
Fone: (64) 3668-1105
Solar das Serras Hotel
Endereço: Rua Gerson Chaves Neto, 72 – Centro
Fone: (64) 3668-1762
Pousada das Araras
Endereço: Rodovia GO 184, KM 70, Esquerda GO 206 KM 07, Esquerda 9 KM
Fone: (64) 9988-8436