Roteiro perfeito para aproveitar um bate volta em Pirenópolis

Descubra o encanto histórico, dos passeios pelas ruas de pedras quartziticas, às encantadoras cachoeiras e a gastronomia fartíssima local

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais

Entre as serras do Cerrado e ornada com ruas de pedra que contam séculos de história, Pirenópolis é um verdadeiro tesouro do Estado de Goiás. Reconhecida como uma das mais antigas cidades goianas, fundada em 1727 durante o auge do ciclo do ouro, a cidade se destaca por seu inestimável patrimônio histórico e cultural.

Distante apenas 128 quilômetros da capital Goiânia, Pirenópolis se apresenta como a perfeita escapada para aqueles que desejam mergulhar na genuína atmosfera do interior goiano. A cidade é guardiã de uma impressionante coleção de casarões coloniais, igrejas barrocas e museus que narram as memórias dos bandeirantes e garimpeiros que ali fincaram suas raízes.

Além da riqueza histórica, Pirenópolis é um convite à apreciação da natureza. Cercada por dezenas de cachoeiras cristalinas e reservas ecológicas, a região é um paraíso para os amantes da natureza e da aventura. A tradição cultural também pulsa forte, especialmente durante as festividades do Divino Espírito Santo, onde as Cavalhadas e as máscaras folclóricas tomam as ruas em uma celebração que remonta aos tempos coloniais.

Prepare-se para ser encantado por este pedaço de história viva e natureza exuberante. Confira nossas dicas e embarque em uma viagem inesquecível por Pirenópolis.

 

Centro Histórico de Pirenópolis

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1989 como patrimônio histórico, o centro da cidade de Pirenópolis mantém ainda os casarões do século XVIII, igrejas e museus, aninhados sobre ruas de pedras quartzíticas e debruçados sobre o límpido Rio das Almas. O cenário fica ainda mais bonito à noite, quando são acesas as antigas luminárias.

Uma caminhada sem pressa, aproveite os café, lojinhas de artesanatos, bistrôs, restaurantes das mais variadas especialidades, além de bares para todos os gostos. A rua fica fechada para veículos com mesas e cadeiras colocadas na rua mesmo e todo o charme do lugar.

É realmente encantadora!

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Primeira e maior construção religiosa do Estado de Goiás. Teve as suas obras iniciadas entre 1728 e 1732, no local que, segundo a tradição, era denominado “Buritizal”. A fé e a riqueza dos aventureiros que viveram na época no auge da mineração do ouro das Minas de N. S. do Rosário fizeram que, em 1732, já fossem feitos os primeiros batismos no suntuoso monumento.

O destaque é o altar-mor, que guarda a imagem do Senhor do Bonfim em tamanho natural, feita em madeira e trazida da Bahia. Símbolo da tradicional cultura pirenopolina, esta majestosa e monumental igreja tem sob a sua vetusta edificação o retrato da história do fausto aurífero. Considerada como o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás, passou pelo abandono, a revalorização histórica, o infeliz incêndio e, mais uma vez, sua reconstrução. A igreja está aberta à visitação aos sábados, domingos, segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07:00 às 17:00h. Terça e quarta é fechado.

 

Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra

A Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi construída em 1750 pelo abastado minerador Luciano Nunes Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota, para servir de capela particular dedicada, a princípio, a Nossa Senhora das Mercês.

Hoje, a igreja-museu está aberta a visitação de quarta a domingo das 14:00 às 17:00h.

 

Fazenda Babilônia – GO 431 Km 03

Construída por escravos em fins do século XVIII, a Fazenda Babilônia possui imenso valor histórico. Preservada durante séculos e tombada como Patrimônio Nacional, ainda conserva o enorme casarão colonial sustentado por grossas vigas de madeiras e paredes de taipa e rodeado por muros de pedras.

Além do patrimônio e da história, a Fazenda babilônia ainda resgata a gastronomia colonial. Uma fartíssima refeição composta de mais de 40 itens feitos com produtos da própria fazenda. São antigas receitas típicas de um Goiás rural e antigo. É o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia.

Horário: Quinta-feira a domingo das 09h às 16h.

Endereço: GO-431, Km 3, Pirenópolis, Goiás 72980-000.
Telefone: (62) 9294-1805

 

Restaurante Pedreiras 

O Restaurante Pedreiras conta com uma das melhores estruturas de Pirenópolis em alimentação e atendimento, buffet completo com saladas, pratos quentes e sobremesas.

O grande salão acomoda até 250 pessoas, sendo todo decorado com artesanatos locais, grande palco para música ao vivo e varandas.

Adicionando um toque de personalidade e charme é servido diretamente à mesa pela proprietária a famosa banana assada.

O agradável espaço é composto por uma praia às margens do Rio das Almas conta com sombras refrescantes, mesas e atendimento para quem deseja passar o dia.

Horário: Segunda-feira a domingo das 10h às 17h, fechado na terça-feira.

Endereço: Rodovia dos Pireneus, Km 1,5 – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000.
Telefone: (62) 99362-1293

 

Fazenda Vagafogo 

O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada em 1990 para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. Possui uma linda e acessível trilha interpretativa de 1.500m, onde as inúmeras árvores centenárias e a mata ciliar que margeia o rio Vagafogo possibilita a interação com a fauna, flora e a observação de pássaros. No decorrer do percurso encontra-se: piscina natural de águas límpidas para refrescantes banhos, pequena queda d’água, área destinada à contemplação, bancos, mesas e tablados de madeiras (decks)..

Uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria fazenda a partir de frutos do cerrado e produtos locais ou ainda optar pelos deliciosos lanches e porções.

Horário: Segunda-feira a domingo das 09h às 17h.

Endereço: SN, Bela Vista, Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
Telefone: (62) 99222-5471 (62) 99222-5471

 

Cachoeira Meia Lua

A Reserva Meia Lua oferece um amplo e agradável espaço de lazer em meio à natureza exuberante.

Considerada um importante geossítio do Geoparque dos Pireneus, oferece uma sequência de 250 m de quedas d’água e piscinas naturais fazendo um zigue-zague entre meio a rochas e criando um visual espetacular. Tudo isto foi moldado pelo Ribeirão do Inferno, que nasce na Serra dos Pireneus. Apesar do nome do ribeirão, nós te oferecemos um paraíso. Você vai se hipnotizar observando este fenômeno da natureza.

Horário: Segunda-feira a domingo das 09h às 17h.

Endereço: Estrada Bonsucesso, Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
Telefone: (62) 99836-8513

 

Cachoeiras Bonsucesso

O circuito de seis cachoeiras é um atrativo muito procurado em Pirenópolis. O que talvez justifique a grande procura (além de sua beleza, claro), é a curta distância de 5 km desde o centro da cidade. O trecho é de estrada de chão.

A lagoa azul é a última das cachoeiras e a mais bela e a cachoeira da pedreira é melhor para crianças.

Horário: Segunda-feira a domingo das 09h às 17h.

Endereço: Estrada das Cachoeiras, Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
Telefone: (62) 99627-1266

 

Vinícola Assunção

A Rota dos Pirineus é um trajeto de imersão na cultura da produção de vinhos e queijos do Estado. O caminho engloba os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás. Além de serem fortes produtores de uvas, vinhos e queijos, os municípios oferecem aos turistas paisagens exuberantes, com cachoeiras, trilhas e piscinas naturais.

Em 2020 foi a primeira produção da Vinícola, um total de 300 garrafas do rosé e 150 garrafas do tinto que foram para testes e degustações.

Além das 27 variedades de castas em testes, as que foram escolhidas para plantio em grande escala foram:

Uvas brancas: Chenin Blanc e Viognier

Uvas Tintas: Grenache, Pinot noir, Tempranilho, Marselan e Syrah.

Horário: Terça-feira a quinta-feira das 11h às 16h, sexta-feira a sábado das 11h às 18h e domingo das 11h às 17h30.

Endereço: Rota dos Pireneus GO 338 – KM 41 à direita 7km, Pirenópolis – GO, 72980-000
Telefone: (62) 99501-3677

Cervejaria Casarão

A Cervejaria Casarão, fundada em maio de 2019, é um marco em Pirenópolis, oferecendo uma variedade de mais de 10 estilos de cervejas e chopes artesanais.

Sob a orientação do renomado mestre cervejeiro Camilo Marcozzi, que possui mais de quatro décadas de experiência, foram plantadas 500 mudas, dando origem a uma linha de “cervejas artesanais 100% nacionais”.

O primeiro lote gerou 300 litros da cerveja, denominada “Cerveja Reserva”. Foram engarrafadas 500 unidades dessa edição inicial. A expectativa da fabricante é manter a mesma produção para este ano.

Horário: Segunda-feira a sexta-feira das 13h às 19h, sábado e domingo das 11h às 19h.
Endereço: Rodovia Parque dos Pireneus GO 338 – KM 41 à direita 7km, Pirenópolis – GO, 72980-000
Telefone: (62) 99501-3677

Veja também:

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

-*-*-*-*-