Pirenópolis divulga programação da Semana Santa com procissões e celebrações tradicionais

Confira a programação completa da Semana Santa em Pirenópolis

Suzana Goncalves
Por Redação Curta Mais
Pirenópolis divulga programação da Semana Santa com procissões e celebrações tradicionais
Foto: Tonianny Vieira

A Prefeitura de Pirenópolis divulgou a programação oficial da Semana Santa, um dos períodos mais simbólicos do calendário religioso e cultural da cidade de Pirenópolis, em Goiás. As celebrações reúnem moradores, fiéis e turistas em procissões, missas, encenações e momentos de reflexão que preservam tradições centenárias. A programação começa dia 27 de março e se encerram dia 5 de abril.

advertising

Detalhes

A programação, da Semana Santa, começa no dia 27 de março, às 18h30, com a Procissão de Nossa Senhora das Dores saindo da Matriz Nossa Senhora do Rosário. No sábado (28/03), às 19h, acontece a Procissão do Senhor dos Passos, com saída da Igreja do Bonfim.

Já no domingo (29/03), às 8h, ocorre a Procissão de Ramos, que parte do Bonfim em direção à Matriz. À noite, acontecem as tradicionais Procissões do Encontro: às 18h40 sai a procissão do Senhor dos Passos, da Igreja do Carmo, e às 19h a de Nossa Senhora das Dores, da Matriz, simbolizando o encontro de Maria com Cristo a caminho do Calvário.

advertising

Na segunda-feira (30/03), às 20h, a Matriz recebe a Procissão do Depósito do Senhor dos Passos, seguida do Canto do Perdão, momento de reflexão para os fiéis. Já na terça-feira (31/03), às 19h, também na Matriz, será realizada a Meditação das Sete Palavras de Jesus na Cruz, celebração que recorda as últimas palavras de Cristo antes da crucificação.

O Tríduo Pascal começa na quinta-feira (02/04), às 20h, com a Missa In Coena Domini e o tradicional lava-pés na Matriz, quando o Santíssimo Sacramento permanecerá exposto até às 14h50 da Sexta-feira Santa. Ainda na quinta-feira, às 22h, acontece a Encenação da Última Ceia no Espaço Cultural Dom Manoel Pestana, localizado atrás da igreja Matriz.

Na Sexta-feira Santa (03/04), a programação começa às 9h com a Via Sacra encenada na Matriz de Santa Bárbara. Às 15h ocorre a Adoração da Santa Cruz na Matriz Nossa Senhora do Rosário e, às 19h, a tradicional Procissão do Senhor Morto, uma das cerimônias mais solenes da Semana Santa na cidade. No sábado (04/04), às 8h, será celebrada missa seguida de procissão até o cemitério com a oração do Ofício das Almas, enquanto às 20h acontece a Solene Vigília Pascal.

As celebrações se encerram no Domingo de Páscoa (05/04) com dois momentos especiais: às 12h ocorre a Tocata da Banda Phoenix na Matriz e, às 20h, a Entrega da Coroa do Divino Espírito Santo, cerimônia que marca o início das preparações para a tradicional Festa do Divino de Pirenópolis.

advertising

Confira a programação da Semana Santa – Pirenópolis

27/03 – Sexta-feira

18h30 – Procissão de Nossa Senhora das Dores – Matriz Nossa Senhora do Rosário

28/03 – Sábado
19h – Procissão do Senhor dos Passos – Igreja do Bonfim

29/03 – Domingo
8h – Procissão de Ramos – Igreja do Bonfim

18h40 – Procissão do Encontro – Senhor dos Passos – Igreja do Carmo

19h – Procissão do Encontro – Nossa Senhora das Dores – Matriz

30/03 – Segunda-feira
20h – Procissão do Depósito do Senhor dos Passos e Canto do Perdão – Matriz Nossa Senhora do Rosário

31/03 – Terça-feira
19h – Meditação das Sete Palavras de Jesus na Cruz – Matriz Nossa Senhora do Rosário

02/04 – Quinta-feira
20h – Missa In Coena Domini e Lava-pés – Início do Tríduo Pascal – Matriz Nossa Senhora do Rosário
Exposição do Santíssimo Sacramento até às 14h50 de Sexta-feira
22h – Encenação da Última Ceia – Espaço Cultural Dom Manoel Pestana – atrás da igreja Matriz

03/04 – Sexta-feira Santa
9h – Via Sacra encenada – Matriz de Santa Bárbara
15h – Adoração da Santa Cruz – Matriz Nossa Senhora do Rosário
19h – Procissão do Senhor Morto – Matriz Nossa Senhora do Rosário

04/04 – Sábado
8h – Missa e Procissão para o cemitério com oração do Ofício das Almas – Matriz Nossa Senhora do Rosário
20h – Solene Vigília Pascal – Matriz Nossa Senhora do Rosário

05/04 – Domingo de Páscoa
12h – Tocata da Banda Phoenix – Matriz Nossa Senhora do Rosário
20h – Entrega da Coroa do Divino Espírito Santo – Matriz Nossa Senhora do Rosário

 

Pirenópolis divulga programação da Semana Santa com procissões e celebrações tradicionais

Foto: Tonianny Vieira

 

 

Pirenópolis divulga programação da Semana Santa com procissões e celebrações tradicionais

Foto: Tonianny Vieira

O Curta Mais está no WhatsApp!

Entre no canal e acompanhe notícias e dicas

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Qual a nota desse conteúdo?

De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura: