Pirenópolis recebe Saga Jazz Festival 2026 com shows de música instrumental e tributo a Hermeto Pascoal
Festival reúne artistas de diferentes vertentes musicais em uma experiência ao ar livre no cerrado goiano

Pirenópolis recebe, no dia 15 de agosto de 2026, o Saga Jazz Festival, evento que reúne música instrumental, natureza e diferentes linguagens da música brasileira em uma programação especial no Casarão Serra do Ouro. Das 16h às 23h, o público poderá acompanhar apresentações que unem jazz, música nordestina, groove e um tributo ao músico Hermeto Pascoal em meio à paisagem do cerrado.
Realizado no Alto do Carmo, o festival acontece em um espaço aberto com vista para o Morro do Frota, criando uma experiência que começa durante o pôr do sol e segue pela noite. A proposta é aproximar música, convivência e natureza em uma programação voltada aos fãs de música instrumental e novas experiências culturais.
O Saga Jazz Festival 2026 é realizado pela Criô Produtora Cultural, de Fausto Valle Jr. e Ricardo de Pina, em parceria com Lori Canela. A curadoria e direção artística e técnica ficam por conta da U.A.I. (União de Artistas Independentes), em parceria com Fred Valle e Walter Villaça.
Segundo Fausto Valle Jr., um dos idealizadores do festival, o espaço escolhido faz parte da proposta de criar uma conexão entre a paisagem e a música.
“Queremos que as pessoas saiam do festival com aquela sensação de ter vivido um momento especial. O Casarão Serra do Ouro tem uma característica mágica: é cercado pela paisagem do cerrado e, em agosto, os ipês florescem e passam a fazer parte do cenário. Além disso, por ser uma área totalmente aberta, conseguimos uma qualidade sonora impecável, permitindo que a música seja percebida em diferentes camadas. A ideia é que o público chegue no fim da tarde, aprecie o pôr do sol e viva um grande encontro entre arte, natureza e pessoas”, afirma.
A programação do festival parte da ideia de que o jazz é uma música marcada por encontros e, no Brasil, ganha novas interpretações ao incorporar ritmos, tradições regionais e diferentes influências.
Programação reúne jazz, música brasileira e homenagem a Hermeto Pascoal
O line-up do Saga Jazz Festival 2026 reúne três projetos que exploram diferentes caminhos da música instrumental contemporânea.
O Igor Gnomo Trio apresenta o conceito de “Jazz Rock Nordeste”, misturando a liberdade do jazz, a energia do rock e ritmos nordestinos como baião e maracatu. O guitarrista e compositor baiano Igor Gnomo, natural de Paulo Afonso, leva ao festival um repertório autoral e releituras de nomes como Hermeto Pascoal, Sivuca e Dominguinhos.
Outro destaque é o projeto Hermeto Universal, tributo dedicado ao legado de Hermeto Pascoal. A apresentação reúne o gaitista brasileiro Gabriel Grossi e o pianista francês Laurent Coulondre, além de Thiago Espírito Santo no baixo e Edu Ribeiro na bateria. O grupo propõe uma performance marcada pela improvisação e pela liberdade criativa que fazem parte da obra de Hermeto.
A programação também conta com o Grooveria Eletroacústica, projeto liderado pelo baterista Tuto Ferraz. O grupo combina elementos do pop, jazz e MPB em uma apresentação voltada ao groove brasileiro contemporâneo, com participação especial de uma das vozes mais conhecidas do pop e do samba-funk nacional.
Além dos shows, o festival terá áreas de convivência, gastronomia e bebidas, com uma estrutura pensada para que o público permaneça no local durante toda a programação e aproveite a experiência cultural em meio ao ambiente natural do Casarão Serra do Ouro.
SERVIÇO
Evento: Saga Jazz Festival 2026
Data: 15 de agosto de 2026 (sábado)
Horário: Das 16h às 23h
Local: Casarão Serra do Ouro
Estrada Bom Sucesso, KM 1,5, Alto do Carmo, Pirenópolis (GO)
Ingressos: Disponíveis pela plataforma Sympla