Principal aeroporto do Triângulo será administrado por líder mundial em operações aeroportuárias que promete grandes investimentos e melhorias

Aena assume a administração do aeroporto de Uberlândia, prometendo modernização e crescimento

developer
Por developer

A Aena, uma empresa espanhola, assumiu a administração do aeroporto de Uberlândia, uma cidade importante no Triângulo Mineiro, Brasil. O aeroporto de Uberlândia é relevante na região e é o primeiro de uma nova rodada de 11 aeroportos que a Aena irá administrar no Brasil. A Aena é reconhecida mundialmente por sua excelência em operações aeroportuárias e já fez investimentos significativos para a modernização e ampliação dos terminais que administra.

A transição para a Aena assumir a administração do aeroporto ocorreu sem problemas, com o primeiro voo sob sua gestão pousando pouco depois da meia-noite, proveniente de Guarulhos. O aeroporto tem mostrado sinais de recuperação desde a pandemia, com números de passageiros em 2023 se aproximando dos números de 2019.

Além do aeroporto de Uberlândia, a Aena assumirá a operação de outros aeroportos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. Este movimento amplia significativamente a presença da Aena no Brasil, onde já opera seis aeroportos no Nordeste.

Com a gestão da Aena, espera-se que os aeroportos sob sua administração recebam melhorias significativas em termos de segurança, sustentabilidade e conforto para os passageiros. Já há planos para ampliação e modernização do aeroporto de Uberlândia, que deverão começar em 2024.

A Aena já demonstrou seu comprometimento com os aeroportos brasileiros, investindo bilhões e promovendo treinamentos intensivos para os profissionais que atuarão nos aeroportos. Com sua vasta experiência global, a Aena traz um padrão elevado de operações aeroportuárias para o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a estruturação regional do país.

Ao final do processo da nova rodada de concessões, a Aena terá uma presença significativa no Brasil, administrando 17 aeroportos em nove estados, responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

A Aena é uma referência global em operações aeroportuárias, sendo a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros. Além de sua presença na Espanha e no Brasil, a empresa também opera em países como Reino Unido, México, Colômbia e Jamaica.

Em resumo, a chegada da Aena à administração do aeroporto de Uberlândia marca o início de uma nova era para a aviação civil na região do Triângulo Mineiro e em outros estados brasileiros. A expertise e os investimentos da empresa prometem trazer melhorias significativas para os passageiros e para a infraestrutura aeroportuária do país.