22/08/2019 11:06
Tecnologia / Inovação

Estudantes da rede pública do DF criam micro-ondas ao contrário com capacidade de gelar bebidas em até um minuto

Trio foi premiado em feira nacional e selecionado para evento no Peru

Rafael
por Rafael Braga

Adrielle Dantas, Gabrielly Vilaça e Raffaella Gomes são alunas de uma escola pública do Gama e também são as desenvolvedoras por trás de um produto que vem fazendo sucesso no meio científico. Elas inventaram o ColdStorm, que funciona como um "micro-ondas" ao contrário e que gela uma lata de qualquer bebida em até 1 minuto.

Com início em 2017, o protótipo do projeto foi feito com lixo eletrônico. A base do produto é feita com coolers de computadores (que resfriam) e pastilhas Peltier (que são coolers termoelétricos para aquecer e esfriar objetos).

Desde o início do projeto, as meninas participaram de feiras em que tiveram a oportunidade de mostrar o ColdStorm. No ano passado, elas estiveram no Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal e da exposição de ciências da escola, além de conseguirem a classificação para a Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Educação (EXPOCETI), em Pernambuco.

Durante a EXPOCETI, o prêmio maior veio com o primeiro lugar na área de engenharia, o certificado de destaque da Faculdade Imaculada Conceição de Recife e da World International Fairs Association (WIFA) e a carta de credenciamento para a Muestra Cinetifica Latino-americana (MCL), em Trujillo, no Peru.

No entanto, para viajar até o Peru, no período de 9 a 15 de setembro, o trio precisa finalizar o ColdStorm e falta dinheiro para o protótipo e para bancar os custos da viagem. Para melhorar o produto, baseado em sugestões de avaliadores da EXPOCETI e também arrecadar fundos, as três alunas criaram uma vaquinha virtual.

A professora do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI), Maria Zilma Conceição de Araújo, responsável por acompanhar a criação do micro-ondas, afirma que o ColdStorm tem potencial de mercado por conta da economia energética, que é a proposta da invenção.

32c8cb3792160cdd1fea1c784f9bfd28.jpg

Fotos: Gabrielly Vilaça

 

VEJA TAMBÉM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.