25/06/2019 15:34
Curiosidades / Histórias

Conheça a Menina do Laço, única garota a treinar nas categorias de base de um time profissional no Brasil

O futebol feminino vem ganhando espaço nos últimos anos e Natália mostra que o esporte não é só para meninos

Isabela
por Isabela Albuquerque

A menina Natália Pereira é a única menina do Brasil na categoria de base em um clube profissional. Com apenas nove anos, ela ignora as "ofensas" dos seus colegas de time e bate bola como ninguém.

A menos de 20 dias da Copa do Mundo Feminina de futebol, a menina sequer entende a importância da sua classificação na base do Avaí. O futebol feminino foi proibido no Brasil até 1979, e começou a ser regulamentado em 1983.

Desde então, os times femininos vêm sendo sucateados e o investimento para a categoria feminina do esporte mais popular no país é pífio comparado ao masculino.

Conhecida como a Menina do Laço, Natália conta em entrevista ao UOL Esportes que sua família sempre a influenciou a gostar de esportes. Seu gosto pelo futebol começou por causa do irmão mais velho, que era goleiro. 

No campo, não há diferença entre os meninos e a garota. Às vezes, de acordo com Natália, eles podem gritar que "não dá para perder a bola pra uma menina", mas ela simplesmente ignora o que ouve e segue seu jogo sem ser incomodada.

e250af14b1aacd0016c6a26543c925b1.jpg

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí FC

"Pra ela ser criança, é estar em campo jogando bola," disse a mãe da futebolista. Os pais disseram que a peneira que Natália passou foi complicada, uma vez que o Avaí não possui time feminino. "Só queria uma chance", falou o pai. A garota conseguiu e foi treinar com a base masculina do time.

"Quando uma menina quer jogar bola, apesar de ser o país do futebol, ainda olham estranho para ela". Os pais pedem para que outros clubes do Brasil também tenham a consciência de que muitas meninas querem jogar futebol, mas os estigmas e preconceitos da profissão não permitem que elas sonhem com isso.

Natália tem sonhos grandes. Ela quer jogar ao lado de Marta, seis vezes melhor do mundo na categoria, em seu time no Orlando Pride, e aos 13 anos já vestir a camisa da seleção brasileira.

Copa do Mundo Feminina

A seleção brasileira feminina já embarcou para a competição, que será realizada na França. Marta, Ludmila, Cristiane e as outras jogadores ficarão até o dia 5 em preparação na cidade de Algarve, em Portugal.

"Tenho certeza que esse grupo que tá indo vai lutar o tempo inteiro para que possamos alcançar nossos objetivos", afirmou Marta antes de embarcar.

O Brasil estreia na competição no dia 09 de junho e enfrentará a Jamaica. A Copa da França será a primeira competição de futebol feminina de grande porte que será transmitida ao vivo na TV aberta. A seleção feminina também jogará contra a Austrália e a Itália na primeira fase.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Veja o cotidiano de Goiânia e seus personagens anônimos neste projeto fotográfico que retrata o centro

Benedito Ferreira usa o instagram para retratar Goiânia e toda a beleza do comum


+ Curiosidades

Tapetes de Corpus Christi são substituídos por doações de roupas e alimentos em Minaçu, interior de Goiás

No feriado religioso, esta Paróquia em Minaçu decidiu fazer um ato de humanidade


+ Curiosidades

Moradores da ilha de Sommar na Noruega decidiram eliminar o tempo

Eles consideram um contratempo serem reguladas pelos relógios.


+ Curiosidades

Pesquisa da UFG aponta tentativa de esquecer o acidente com Césio-137 em Goiânia

A mestranda apresentou uma dissertação que investiga os apagamentos na mídia goianiense do maior acidente radiológico da história


+ Curiosidades

Conheça Adriel Vinícius o cantor goiano que faz do Eixo Anhanguera o seu palco

O cantor e compositor leva a música por onde passa. De dia toca no Eixo, a noite nos teatros da capital


+ Curiosidades

Pesquisadores descobrem fósseis de dinossauros com mais de 80 milhões de anos em Goiás

Dentre os vestígios encontrados, estão fragmentos atribuídos ao titanossauro, um dos maiores dinossauros brasileiros da história


+ Curiosidades

Messi ajuda a construir o maior hospital de câncer infantil da Europa

Através da fundação que leva o nome do jogador, o SJD Pediatric Cancer Center de Barcelona poderá ser construído; craque foi o primeiro a doar


+ Curiosidades

Professora de teatro distribui 200 flores durante manifestação desta quinta-feira em Goiânia

Ana Cristina é atriz e arte educadora do Grupo Zabriskie e se manifestou contra o desmonte da cultura em Goiás e no Brasil


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.