Deixar os bebês andarem descalços podem fazer com que se tornem mais inteligentes

De acordo com especialista algumas vezes os pés podem ser mais importantes que as mãos

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
c3529fab4f1a918b695c952c30889bfe

Muitos pais e mães acreditam que deixar os filhos pequenos andarem descalço é: ‘nojento’, ‘anti-higiênico’, ‘perigoso’ e algumas outras coisas. Mas, jamais, pensariam o quão bem esse ato natural poderia fazer a seus filhos. Vejamos:

Um estudo realizado por Isabel Gentil García, professora da Escola Universitária de Enfermaria, Fisioterapia e Podologia da Universidade Complutense de Madrid, afirma que todas crianças [a partir dos 7 meses] deveriam andar regularmente descalças.

A explicação para esse ato é de que os pés são uma importante ferramente cognitiva e, muitas vezes, mais eficazes que as mãos.

Isabel garante que os pés servem às crianças como mecanismos de acesso à informações, através de estímulos físicos e sensoriais.

Claramente existem momentos em que os sapatos são necessários, como proteção contra o frio e, a partir do momento em que começa a engatinhar e andar, para sair na rua.

Porém, dentro de casa, nos quintais e outros locais que podemos considerar “seguros”, é de grande importância deixar que a criança experiêncie o quanto mais puder.

A professora reviu estudos de diferentes lugares do mundo, e revela que todos “coincidem na ideia que o desenvolvimento do bebé é fruto de uma complexa interação entre o ambiente e o organismo e que no momento inicial do ganho das capacidades cognitivas não existe uma diferença entre o ‘eu’ e o mundo exterior. Tudo é o mesmo bloco”.

Nesse momento, é importante que o bebé que ainda não anda “explore e sinta diretamente as diferentes texturas” provenientes, por exemplo, de almofadas, espumas, vários tipos de soalho, madeira, relva e até água. “Tudo isso faz parte da aprendizagem”, diz Isabel Gentil García. Neste enquadramento, o calçado não se justifica, já que “impede receber sensações e adiciona um peso excessivo aos pés, trava os movimentos e pode inclusivamente causar lesões”, adianta, acrescentando: “deve estimular-se as crianças a desfrutar do seu corpo e da sua motricidade, com os pés descalços”.

 

Informações: Pais & Filhos
Imagem: Bag Snob | reprodução da internet